UFAM – Ministério aprova projeto na Operação Palmares 2018 do Projeto Rondon

O ‘Projeto Rondon na Ufam’, coordenado pelos professores Rafael Salgado, Giovana Bataglion e Rosiane de Freitas, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), ficou em 6º lugar na classificação final do processo de seleção das Instituições de Ensino Superior (IES) do Projeto Rondon para Operação Palmares de Julho de 2018. O resultado foi publicado no edital nº 65/2017 do Ministério da Defesa.

As ações da Operação Palmares do projeto na Ufam serão realizadas no município de Jequiá da Praia, no Estado de Alagoas, no período de 13 a 31 de Julho de 2018, e contemplam as seguintes áreas temáticas da extensão: Educação, Saúde, Cultura, Direitos Humanos e Justiça. As áreas de atuação abrangem regiões que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento Humano e exclusão social.

Para o desenvolvimento das ações serão selecionados 12 acadêmicos, que podem ser de qualquer um dos cursos de graduação da Universidade, sendo oito titulares e quatro suplentes, que receberão treinamento prévio. O edital para seleção de alunos rondonistas será divulgado em breve, e o Processo seletivo acontecerá em março e abril de 2018. Para acompanhar as inscrições, siga página do Projeto Rondon – Núcleo Ufam no Facebook: https://www.facebook.com/rondonnucleoufam/

O Projeto Rondon é uma ação interministerial do Governo Federal realizada em coordenação com os Governos Estadual e Municipal que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior visa a somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.

O projeto busca desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com, a melhoria do bem estar social e a capacitação da gestão pública. Outro objetivo é consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira.

Para mais informações acesse: www.projetorondon.defesa.gov.br