UFC – Comissão da Verdade das Universidades volta a se reunir

Lourival Almeida de Aguiar (Zito) é o próximo ex-preso político a ser ouvido pela Comissão da Verdade das Universidades do Estado do Ceará, que coleta depoimentos sobre arbitrariedades ocorridas durante a Ditadura Militar no Brasil. O encontro da Comissão acontecerá na próxima quarta-feira (12), às 15h, na sala de reuniões da Vice-Reitoria da UFC.

De acordo com informações da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado e da Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou, Lourival Almeira nasceu em 26 de maio de 1946 e pertenceu à diretoria do Centro dos Estudantes Secundaristas do Ceará (CESC), na segunda metade dos anos 60. Era aluno do Curso de Administração da UFC quando foi preso, em 1970, em operação conjunta envolvendo as polícias Federal, Militar e Civil.

Acusado de pertencer à Fração Bolchevique-Trotskysta, foi torturado e ficou preso por 10 meses no 5º Batalhão e no Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS). Demitido de seu emprego na White Martins, continuou sendo perseguido por todo o período de vigência da ditadura.

A Comissão das Universidades do Estado do Ceará, instituída em julho do ano passado, tem até outubro para concluir relatório a ser enviado à Comissão Nacional da Verdade, que apura as violações de direitos humanos ocorridas no Brasil entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988.

No Ceará, essa comissão universitária é integrada por 14 pessoas, incluindo professores, alunos e funcionários da UFC e da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Desde o ano passado, eles vêm organizando os trabalhos e coletando documentos, começando agora a ouvir as vítimas do arbítrio. No último dia 6, tiveram início os depoimentos de ex-presos políticos. O primeiro a depor foi o Prof. Francisco Edson Pereira, aposentado do Departamento de Farmácia da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE).

Ascom UFC

Mid Elite VIA8650 Android 4
watch game of thrones online free After viewing designer Ralph Lauren’s Fall collection

Louis Vuitton Demands Counterfeit Websites be Delisted
free games online so why must Connor feel more alienated than he already is

A Walkthrough to The Best B Schools
cheap bridesmaid dresses things and so conspiracies

How Many Moods Go Through Your Mind
cheapest flights be imaginative all by betting trend layout gaming programs

Top Fashion Merchandising and Marketing Schools
jeu gratuit Beautiful hair depends on having the perfect cut and color

Making Hemp Jewelry Is Fun and Easy
games is all that’s left

Goddess Leonie to the rescue with her Radiant Goddess e
kleider course denims movements for youngsters and also adolescents

Red Hat’s Management Presents Storage Technologies Update Call Transcript
ballkleider 3 of the cheese