UFG discute parcerias entre universidade e indústria farmacêutica

Evento será realizado entre os dia 1º e 4 de setembro em Pirenópolis

Pela primeira vez, Goiás recebe o maior evento de Química Medicinal e Descoberta de Fármacos da América Latina, o 9th BrazMedChem. O evento será realizado entre os dias 1º e 4 de setembro de 2019, na Pousada dos Pireneus, em Pirenópolis (GO). A nona edição está sendo organizada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), juntamente com a Divisão de Química Medicinal da Sociedade Brasileira de Química, da qual a professora da Faculdade de Farmácia, Carolina Horta, é diretora.

O tema do evento é “Reduzindo o espaço entre a academia e as indústrias farmacêuticas para avançar na CT&I de fármacos”. O evento abordará temas importantes nos setores de pesquisas farmacêuticas que desenvolvem patentes de novos fármacos para tratamento de câncer e de doenças cardiovasculares, negligenciadas, raras, associadas a processos inflamatórios, neurodegenerativas, entre outras.

Dessa forma, o evento visa contribuir para a melhoria da qualidade de formação de recursos humanos no setor acadêmico e industrial do país, assim como propiciar um ambiente favorável para a inovação e a integração do setor produtivo com a academia, na área de pesquisa e inovação em fármacos, especialmente no estado de Goiás.

Programação

No dia 2/9, às 14h, será entregue o Prêmio BrazMedChem para os destaques da área de Química Medicinal no Brasil nas categorias Jovem Pesquisador, Vanguarda e Sênior. Já às 18h será realizada a sessão interativa “Mulheres na ciência, mulheres na química, por que tão poucas?”. Nessa sessão, que será em formato de TED-Talk, quatro mulheres expoentes na área falarão sobre a questão de gênero de forma interativa com a plateia.

O evento também fará uma atividade social de divulgação de ciência com a comunidade local. Serão recebidos por volta de 200 estudantes de ensino médio de escolas públicas e privadas do município de Pirenópolis. A atividade será realizada no dia 4/9, das 11h às 13h.

Acesse aqui o site do evento.

Destaques

Participam do 9th BrazMedChem palestrantes renomados de diversas indústrias farmacêuticas nacionais e internacionais, assim como de startups e de consórcios, como Peter Warner, Greg Basarab, Sean Ekins, Jose Duca, Grant Schoenhard, Alexander Tropsha, Per Sunnerhagen, Gonçalo Bernardes, A. Ganesan, Maria Cristina Nonato, Eufrânio Junior, Márcio Bertacine Dias, Mônica Tallarico Pupo, Rodolpho Braga, Fabio Barros, entre outros, vindos de países como Estados Unidos, México, Inglaterra, Suécia, África do Sul, Alemanha e Brasil.

Serviço

9th BrazMedChem – Evento de Química Medicinal e Descoberta de Fármacos da América Latina

Data: 1º a 4 de setembro de 2019 (ver programação no site do evento)

Local: Pousada dos Pireneus – Rua do Carmo, 80, Chácara Mata do Sobrado, Pirenópolis (GO)

Contato: Secretaria de Comunicação da UFG – (62) 3521-1311