UFG e UFT lançam centro de pesquisas em desenvolvimento regional

Foco de atuação são os estados da Região Centro-Norte do Brasil, como os do Centro-Oeste, Tocantins, Maranhão e Pará

A Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) promovem o lançamento do Centro de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Regional do Centro-Norte Brasileiro (CDR), nesta quarta-feira (4/11), às 9h, pelo canal UFG Oficial do YouTube. O palestrante convidado é o professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Jandir Ferrera de Lima, doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Québec (Canadá), que vai falar como as alianças institucionais e em particular as universidades podem contribuir para o aprimoramento do desenvolvimento regional.

O objetivo do CDR é realizar pesquisas, diagnósticos, mapeamentos e outras atividades que visem contribuir para o desenvolvimento regional, a partir da investigação dos problemas socioeconômicos e ambientais da Região Centro-Norte do País, que compreende os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, Tocantins, Maranhão e Pará.

O grupo de trabalho responsável pela criação do CDR é composto por pesquisadores da UFG e UFT. Os coordenadores são o professor e secretário de Projetos Especiais da UFG, Manoel Rodrigues Chaves, e o professor da UFT, Waldecy Rodrigues. A equipe inclui ainda Andrea Freire de Lucena (UFG), Alex Pizzio da Silva (UFT), Claudia Regina Rosal Carvalho (UFG) e o secretário de Planejamento, Avaliação e Informações Institucionais da UFG (Secplan),  Vicente da Rocha Soares Ferreira.

Waldecy Rodrigues afirma que o CDR é interinstitucional e promove um diálogo na região centro-norte do Brasil a partir das universidades, instituições, centros de pesquisas e governos. “Começa com UFG e UFT, mas no futuro a proposta é de que sejam incorporadas outras universidades para fazerem alianças na execução de projetos na área de desenvolvimento regional também buscando a excelência acadêmica e científica e gerando projetos de inovação que promovam de fato o desenvolvimento na região”, afirma o professor da UFT.

Na opinião de Manoel Chaves, “a iniciativa é importante porque o desenvolvimento regional é um tema que precisa ser aprofundado em Goiás e no centro-norte do país. Atualmente no eixo sul-sudeste concentram-se os grupos especializados que discutem esse eixo temático do conhecimento e que têm uma grande importância para o planejamento e execução do investimento público”.