UFGD – Reunião do CRIE-MS discutiu parcerias para inovação no Estado

Na última sexta-feira (13), o Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior (CRIE-MS) realizou uma reunião ordinária na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Campo Grande. Entre as pautas, a discussão sobre os programas de pós-graduação de MS e os cortes de bolsas do governo federal.

A reunião contou com a visita do secretário do Tribunal de Contas da União, Tiago Modesto Carneiro Costa, que apresentou uma proposta de parceria entre as instituições com intuito fomentar a criação de novas empresas e o desenvolvimento do estado. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Campo Grande, Hebert Assunção também participou da reunião com uma proposta de parceria. “A nossa intenção nessa parceria é criar um ambiente favorável para a criação de novas empresas tecnológicas em Campo Grande. Sabemos que não conseguiremos sozinhos, precisamos das universidades para nos ajudar, e por isso a importância dessa parceria”, disse Hebert Assunção.

Para o Reitor da UCDB, Padre Ricardo Carlos, a iniciativa de parceria é bem-vinda. “Um dos nossos propósitos como Conselho é oferecer oportunidades aos nossos talentos. Seja com Leis municipais ou estaduais, precisamos unir forças para ajudar essas empresas surgirem e crescerem em MS”, disse o Padre Ricardo Carlos.

Além das possibilidades de parcerias, os Reitores e pró-Reitores de graduação e pós-graduação discutiram ações para amenizar os cortes de bolsas de pesquisa. “Vamos levantar dados sobre nossos cursos, principalmente de pós-graduação, trabalhar a verticalização em nossas instituições e nos unir para amenizar um impacto que será muito grande, com o corte de verbas para pesquisa”, disse o Reitor da UFMS, Marcelo Turine, presidente do CRIE-MS.

O vice-presidente do CRIE-MS, reitor da Universidade Anhanguera Uniderp, Taner Bitencourt, apontou que essa união é uma das premissas do CRIE-MS. “Várias Universidades com distintas naturezas jurídicas, trabalhando juntas demonstra a essência do CRIE-MS”, disse Taner. Em uma próxima reunião, serão apresentados os dados fechados dos cursos de pós-graduação de Mato Grosso do Sul e as possibilidades de ações, envolvendo empresas de fomento à pesquisa.

A UFGD estava representada pela Reitora, Prof.ª Mirlene Damázio; pela Pró-Reitora de Ensino e Graduação (PROGRAD) Prof.ª Selma Helena Marchiori Hashimoto e pelo Pró-Reitor em exercício de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPP) Prof. Tomaz Espósito Neto.

Dirigentes do Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior do estado de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS)