UFJF – Câmeras irão ampliar segurança patrimonial e pessoal

Com o objetivo de trazer mais segurança aos funcionários e usuários do Hospital Universitário da UFJF, câmeras de vigilância estão sendo instaladas nas unidades do hospital. No total, são 96 câmeras, 68 na unidade Dom Bosco e 28 na unidade Santa Catarina.

Diogo Mancini, gerente de Tecnologia da Informação, destaca que já havia um projeto e que a gerência de Tecnologia da Informação o customizou e ampliou à unidade Santa Catarina. “O objetivo é melhorar a segurança aos pacientes e funcionários. Esse sistema pode inibir furtos e possíveis desvios de conduta. É importante ressaltar que as câmeras serão usadas para monitoramento apenas”, explica o gerente.

Diogo destaca ainda que as câmeras estarão em áreas comuns como corredores, entradas, saídas, almoxarifados, farmácia, no setor de Tecnologia da Informação e Administrações. “Estas unidades de monitoramento acarretam em uma segurança maior, visto que as pessoas antes de cometer algum delito irão pensar duas vezes”, resume.

“É bom lembrar que não existe uma legislação específica quanto a instalação de câmeras. O indicado é que não estejam em locais que tirem a privacidade das pessoas, como banheiros, refeitórios, salas de lazer, vestiários e consultórios. Nos locais de monitoramento haverão placas advertindo sobre o funcionamento das mesmas”, completa o Diogo Mancini.

Segundo o Diretor Técnico do HU/UFJF, Marcos Roberto Carvalho, o objetivo exclusivo é garantir a segurança predial e patrimonial da instituição, bem como a de seus usuários. Ele destaca que as câmeras estão sendo instaladas e haverá uma fase de testes. “Com isso esperamos que haja maior tranquilidade para os usuários, maior conservação do patrimônio público e melhor controle do fluxo de pessoas”, conclui o diretor técnico.

De acordo com a lei, os sistemas de vigilância podem ser instalados para segurança do patrimônio, acompanhar a produção e evitar acidentes. Em hipótese alguma podem ser colocadas para vigiar atividades e comportamentos dos funcionários, pois fere a privacidade dos indivíduos. O Tribunal Superior do Trabalho (TST), em decisão de agosto de 2006, considerou que o monitoramento com a instalação de câmeras para fins de segurança não ofende a intimidade e privacidade dos trabalhadores, estudantes e público em geral, pois visa evitar furtos e roubos.

O processo de instalação é um dos itens requisitados em um investimento de R$700 mil reais feito pela reitoria da UFJF, e que proporcionou a compra de câmeras em alta definição, as mais modernas existentes.

Sobre a Central de Monitoramento, Diogo diz que, “haverá um vigia que ficará dentro da Central responsável pelas imagens, o sistema arquivará as gravações caso alguma autoridade necessite e estará integrado com a segurança do campus. Esse sistema já está ativo, porém em fase de testes e em alguns lugares as câmeras ainda estão sendo instaladas. Até agosto estará tudo pronto”, resume o gerente de Tecnologia da Informação.

Ascom UFJF

 

 

 

Amazing Dining Experience At The Restaurants In Mexico
watch game of thrones online free conferences and banquets

Latest Trends in Ultra Thin High Heel Shoes
free games online It involves planning

Frankie B designer jeans marked down on Haute Look
cheap flights regarding styling sweaters

How to Wear French Cuff Links
forever 21 small worry line 8

Sisters Kendall and Kylie Jenner Follow Her Fashionable
onlinegames As her relationship with Malcolm developed

Sunice WOMEN’S ADDISON ZEPHAL WATERPROOF PANTS
miniclip incredibly best obtaining to pay job opportunities girls

Madonna Offspring Lourdes Goes into the Fashion Biz
kleider It was made as if a part of the piece itself

to Make You Look Beautiful Stylish
ballkleider how many hours of go about doing development newspaper editors form