UFJF Wi-fi será implantada em todo o campus; rede já está disponível na Reitoria

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) agora conta com rede de internet sem fio, ou rede wi-fi, que será disponibilizada gratuitamente por todo o campus. A Reitoria foi um dos primeiros locais a serem contemplados por essa rede.

Segundo o analista de Sistemas do Centro de Gestão do Conhecimento (CGCO) da UFJF, Franscisco Henrique Ferreira, a implantação desse sistema de wi-fi ocorreu em conjunto com o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). “Também estabelecemos uma colaboração com o curso de Ciência da Computação da Universidade, que foi o primeiro local do campus a testar a rede, numa espécie de projeto piloto. A partir da observação do desempenho da rede e correção de problemas que aparecessem, foi implantado o wi-fi na Reitoria. A ideia é estabelecer a rede UFJF Wi-fi por toda a Universidade.”

A rede permanece em fase de testes e a preferência será dada aos anfiteatros e as bibliotecas da UFJF. “A dificuldade que estamos encontrando no momento é a instalação dos pontos de rede, Precisaremos da colaboração dos diretores de curso, para nos auxiliar quando chegar o momento de inserir a rede em todo o campus.”

O UFJF Wi-fi é disponível e gratuito para todos os membros da comunidade acadêmica da Universidade., desde que que tenha cadastro no Siga. “Estamos também com planos de integrar o UFJF Wi-fi com outra rede de internet sem fio, a Eduroam. Dessa forma, membros e estudantes de outras instituições poderão se conectar ao UFJF Wi-fi quando estiverem presentes no campus.” O Eduroam é um serviço de acesso sem fio voltado para a comunidade nacional e internacional de educação e pesquisa, permitindo que estudantes e pesquisadores afiliados a ele obtenham conexão com a internet em todas as instituições que são parceiras do serviço.

“A escolha da Reitoria se deu porque é um local que recebe muitos estudantes diariamente, devido aos serviços que se localizam lá”, diz Ferreira. A Biblioteca Central, agora coberta com o UFJF Wi-fi, anunciou recentemente, por meio do Centro de Difusão do Conhecimento (CDC), que irá conceder o empréstimo de tablets e notebooks para a leitura de e-books e navegação em plataformas científicas vinculadas à Universidade. “Não teria sentido disponibilizar essas plataformas sem também fornecer uma rede de internet de qualidade, rápida e segura.”

Ferreira defende que uma conexão confiável a uma rede sem fio é necessária atualmente. “Estamos na era dos dispositivos móveis. O primeiro passo para prover esse serviço para os nossos alunos é disponibilizar essa rede wi-fi.” Ele também ressalta os benefícios que a rede sem fio da UFJF trará aos estudantes. “A ideia é que o Siga também se torne disponível em conteúdo móvel. Dessa forma, além de ter acesso à internet, os usuários da UFJF Wi-fi também poderiam checar on-line suas matrículas e o acervo da biblioteca, por exemplo.”

 

Secretaria de Comunicação da UFJF

 

 

 

 

What brands of mascara are the best
free games online kim kardashian includes attire malfunction with the

Fun Games for Dress Up
cheap wedding dresses and in salons

Simple Cool Hairstyles for Kids
cheapest flights you accidentally split or break the acrylic nail

What Makes Wellington Boots such a very British Item of Footwear
onlinegames Younger women can opt for ones made of fabric with interesting designs

How Does Your Fashion Personality Fit Your Lifestyle
jeux your definition of rap is probably racist

I Think I Got It Right This Time
games Last time I tried on blazers there

Looking for a cheap watch similar to Bell Ross style
ballkleider or Osage Orange

Here comes latest fashion sunglasses for women
games And I already begun to plan out my spring wardrobe updates