UFMA – Abertura do Simpósio de Ciências do Mar discutirá problemas ambientais e mudanças climáticas

SÃO LUÍS – “A Zona de Convergência Intertropical: mecanismos de controle, variabilidade climática natural e mudanças climáticas” será o tema da palestra de abertura da primeira edição do Simpósio de Ciências do Mar, que será realizado no dia 30 de janeiro, com início às 16h30, no Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, Câmpus Bacanga.

O ministrante da palestra, o professor Pedro Leite da Silva Dias, é bacharel em Matemática Aplicada, pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP); mestre em Ciências da Atmosfera, pela Universidade Estadual do Colorado (CSU); e PhD em Ciências Atmosféricas, pela mesma instituição. Atualmente, é membro do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, onde exerce o cargo de professor titular.

O docente discutirá os novos desafios que terão de ser enfrentados pelos concessionários dos blocos situados na Margem Equatorial Brasileira, que despertam grandes expectativas nos investidores diante da possibilidade de descobertas. A dita Margem Equatorial Brasileira apresenta diversas áreas de relevante interesse ambiental, como áreas de preservação permanente e unidades de conservação de proteção integral, onde atividades exploratórias são proibidas.

Essa região também recebe atenção pela ocorrência de conflitos envolvendo empresas e associações de pescadores, entre outras inúmeras questões legais relacionadas aos impactos socioambientais decorrentes de atividade exploratória numa faixa com alta sensibilidade ambiental.

Após a palestra de abertura, haverá um coquetel, às 19h30, com comidas típicas e festividades, recepcionando os participantes do evento. Compondo a agenda do evento estão workshops, aulas, palestras, visitas técnicas e uma mesa-redonda.

Confira o site do I Simpósio de Ciências do Mar