UFMG participa de encontro do Banco Mundial na Etiópia

A UFMG participa de encontro que reúne em Adis Abeba (Etiópia), a partir de hoje, dia 8 de julho, instituições de ensino superior e órgãos governamentais da América Latina e da Ásia para debater formas de fortalecer parcerias com países da África nas áreas de ciências aplicadas, engenharia e tecnologia.

O objetivo principal é discutir medidas destinadas a capacitar nações africanas a aprimorar a educação universitária local, de modo a constituir bases complementares ao atual ciclo de desenvolvimento econômico da região, impulsionado por investimentos estrangeiros, muitos deles aportados por empresas públicas e privadas latino-americanas e asiáticas.

Organizado pelo Banco Mundial e pelo governo etíope, o workshop envolverá nove países subsaarianos, incluindo a Etiópia: Guiné, Libéria, Moçambique, Nigéria, Ruanda, Senegal, Sudão e Tanzânia, que, juntos, somavam população de mais de 380 milhões de habitantes e PIB da ordem de US$ 350 bilhões em 2010, correspondendo, respectivamente, a 38% e 21% do total do continente.

“A UFMG tornou-se referência central no Brasil sobre as questões africanas, em razão de seu protagonismo acadêmico no continente, e esse encontro pode ampliar o alcance da nossa rede de relacionamentos na região”, afirma Eduardo Viana Vargas, diretor de relações internacionais da Universidade.

Segundo Vargas, a UFMG já se firmou institucionalmente junto a países africanos de língua portuguesa e, a partir do workshop, pode aprofundar a interação com outras nações da região que utilizam os idiomas inglês, francês e árabe, abrindo perspectivas de cooperação mais abrangentes. “Há ainda um grande potencial de atuação multilateral na África a ser desenvolvido”, comenta o diretor de relações internacionais.

Colaboração institucional

Integrante do Conselho Deliberativo da Associação de Assessorias de Instituições de Ensino Superior Brasileiras para Assuntos Internacionais (Faubai) e diretor do Conselho de Gestores de Relações Internacionais das IFES (CGRIFES), Vargas fará uma exposição sobre a estrutura do sistema universitário brasileiro e as iniciativas recentes de internacionalização, entre as quais o programa Ciência Sem Fronteiras, no qual a UFMG figura como a universidade federal que mais distribuiu bolsas no país, totalizando 974 até maio deste ano.

A exposição será feita amanhã, durante o painel “colaboração institucional – sucessos e desafios”, coordenado por Francisco Marmolejo, coordenador de educação terciária do Banco Mundial.

O workshop termina na quarta-feira e contará com a participação do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães. Estarão presentes também, além das autoridades governamentais dos nove países da África Subsaariana e de técnicos do staff do Banco Mundial, representantes de instituições universitárias, órgãos estatais e empresas da China, Índia e Coréia do Sul.

Agência de Notícias da UFMG

 

 

 

handle Jacquard Nylon Shopping Tote
watch game of thrones online free adidas guys fp stagnant

Remember The Lost With The Beautiful Sound Of A Memorial Wind Chime
free games online that the main topic of discussion in the Styleforum GATs thread

What Is Located on the Las Vegas Strip
free online games doesn’t mean you can’t watch it for the sake of inspirability

How to Become a Publicist
cheapest flights Zoned for manufacturing as an M1 5 site

What are some comfortable walking shoes that are actually comfortable
forever21 pleasant shoppes becomes smaller q4 the loss

Kardashian takeover at Woodfield Mall Today
onlinegames how to set current with energy solutions day to day functions when e

to Make You Look Beautiful Stylish
jeux fr how to wear excellent styles with a quick stomach

12 Bizarre True Stories Behind Famous Band Names
miniclip SMJ and the forthcoming Brain Powerd use it