UFOB – Projeto leva saúde até comunidades ribeirinhas do Rio de Ondas

UFOB – Projeto leva saúde até comunidades ribeirinhas do Rio de Ondas

A menos que se trate de uma emergência, é possível que os ribeirinhos do Vale do Rio de Ondas tenham importantes dificuldades de acesso a serviços de saúde. No geral, são pessoas que se dedicam à agricultura familiar e cujo cotidiano está diretamente ligado aos rios.

Pensando em levar atendimento básico de saúde para essas populações, os estudantes da Liga de Medicina de Família e Atenção Primária (LAMFAP), da UFOB, sob orientação dos professores Inara Russoni Lima Lago e Ítalo Ricardo Santos Aleluia, desenvolveram a I Feira de Saúde do Vale do Rio de Ondas, que acontece neste domingo (3), das 8h às 13h, na Fundação Mundo Lindo,  Povoado Extrema, Barreiras-Ba.

Serão ofertados os seguintes serviços e atividades educativas:

  • Aferição de glicemia
  • Aferição de pressão arterial
  • Consulta / Orientações:

– Nutrição

– Medicina

* Cardiologia

* Clínica geral

* Medicina de Família

* Pediatria

* Psiquiatria

– Odontologia

– Psicologia

  • Dança (zumba e outras) com Educador Físico
  • Distribuição de preservativos
  • Planejamento familiar e sexo seguro na adolescência – orientações com Enfermeira
  • Práticas corporais com Instrutor de Yoga
  • Testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites
  • Vacinação

O evento conta com as parceria da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, a Fundação Mundo Lindo, as Ligas Acadêmicas e Docentes dos cursos de Medicina, Farmácia e Nutrição da UFOB, e a Liga Acadêmica de Psicologia da FASB, docentes da UFOB dos cursos de Medicina, Farmácia e Nutrição, além de profissionais liberais voluntários: assistente social, dentistas, educadores físicos, enfermeiras, farmacêuticas, médicos e psicólogas. A feira terá como público-alvo crianças, jovens, adultos e idosos das comunidades ribeirinhas do Vale do Rio de Ondas.

Desde o dia 30 de agosto, o país vem acompanhando o maior acidente ambiental em extensão do país: a chegada à costa nordestina de petróleo cru, vindo do mar e de origem desconhecida. Mais de 260 pontos já foram atingidos, nos nove estados do Nordeste:  Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Por ser um material tóxico, pode causar graves danos a curto, médio e longo prazo ao meio ambiente, à saúde humana e a atividades costeiras econômicas, principalmente a comunidades que utilizam os recursos marinhos para sua sobrevivência.

Por estar localizada em oito cidades da Bahia, que em sua grande parte estão situadas na costa ou próximas a ela, a UFSB está imersa nesse desastre. Para minimizar os danos e diminuir o prejuízo na região, algumas ações emergenciais estão sendo organizadas pela Instituição e sua comunidade acadêmica.