UFPA reforça compromisso com a valorização dos servidores

Foi lançado, nesta terça-feira, 6, o Plano de Ações de Capacitação (PAC) 2018 da Universidade Federal do Pará (UFPA). O plano estabelece uma série de cursos, minicursos, oficinas e palestras que serão realizadas por meio da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit) da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep). O objetivo é determinar as ações que serão realizadas durante o ano, com o objetivo de promover formação e aperfeiçoamento para os servidores da Universidade.

O reitor da UFPA, professor Emmanuel Tourinho, destaca que o PAC dá continuidade a um trabalho bem-sucedido de capacitação e reforça o compromisso da Instituição com a valorização de seus servidores. “Este esforço de capacitação vai gerar resultados positivos tanto para os que fazem a universidade no dia a dia, quanto para todos os que usufruem dos serviços que a Universidade presta”, ressalta.

Objetivo – A diretora de Desempenho e Desenvolvimento da Progep, Cleide Raiol, explica que a finalidade do plano é proporcionar a melhoria do desempenho do servidor. “Melhoria no sentido de que o servidor possa adquirir novos conhecimentos, melhorar suas habilidades e desenvolver novas atitudes para, assim, contribuir com os resultados da Instituição”, enfatiza.

Cleide diz que o PAC também é uma forma de alcançar os resultados planejados pela UFPA no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). “A Universidade pode ter uma boa infraestrutura, mas, se não tiver servidores comprometidos, com competências, conhecimentos e habilidades desenvolvidas, não será possível alcançar os resultados que a Instituição se propõe a alcançar”, frisa.

Expectativa – A coordenadora do Capacit, Larissa Melo Matos, conta que espera compreensão dos gestores das unidades acadêmicas para liberar os servidores para a capacitação. “A gente espera compromisso e envolvimento dos gestores também em estimular a capacitação dos servidores”, pontua.
Larissa explica, ainda, que todos os servidores terão acesso ao PAC para escolher qual curso ou metodologia de capacitação deseja fazer. “Nós vamos divulgar o plano no site do Capacit e da Progep e também nas redes sociais para que o servidor possa se informar sobre o período dos cursos e decidir qual irá fazer”, completa.

Durante a cerimônia de lançamento, os servidores que mais participaram de cursos de capacitação e os gestores que mais incentivaram servidores a participarem de cursos, no último ano, foram premiados.

Texto: João Pedro Bittencourt – Assessoria de Comunicação da UFPA.