UFPB e Universidade da Suécia avançam em parceria

O projeto de internacionalização da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) avança no campo da música. É que está sendo desenvolvido um intercâmbio entre a área de música da UFPB e a Escola de Música da Universidade de Örebro (Suécia). Os primeiros passos para a parceria já foram dados com a visita dos professores da UFPB, José Henrique Martins, Sandra Aquino e Felipe Avellar de Aquino à Universidade de Örebro. 

A visita faz parte de um planejamento estipulado pelo Programa Lennaeus-Palme do Conselho de Educação Superior da Suécia, órgão financiador do Programa. De acordo com o professor Felipe Avellar, do departamento de Música da UFPB, a cooperação institucional prevê uma parceria artístico-acadêmica cujo financiamento pode durar até 8 anos. Está previsto o intercâmbio docente com duração de três a dez semanas (na qualidade de professor visitante), além de intercâmbio discente com duração de um semestre letivo. “Este intercâmbio prevê a ida de docentes e discentes da UFPB para a Suécia, como também a vinda de docentes e discentes suecos para a nossa cidade, cujo financiamento se dará através do Programa Linnaeus-Palme”, acrescentou.

Ele informou, ainda, que no mês de março uma equipe de professores da Universidade de Örebro vem à UFPB em mais uma etapa do convênio. A previsão é de que as atividades conjuntas tenham início a partir de setembro de 2019. O professor Felipe Avellar informou que durante a visita à Universidade sueca, a equipe da UFPB teve oportunidade de conhecer minuciosamente toda a estrutura da Escola de Música e Teatro, visitando laboratórios, estúdios, ambientes de estudo e Sala de Concerto. Também se reuniu com docentes de diversas subáreas da música, lideranças de Grupos de Pesquisa, coordenações, comissões e assessorias, além de extensa reunião com a direção geral da Escola.

 Nestes encontros a comissão da UFPB teve a oportunidade de expor pontos específicos do Programa de Internacionalização da UFPB, implantado pela Reitora Margareth Diniz e sua equipe, na qualidade de política e ação de gestão institucional. Avellar contou que foram abordados temas como a contratação de 100 professores/pesquisadores visitantes vinculados aos programas de Pós-Graduação da UFPB; a criação da Agência de Internacionalização da UFPB; a aprovação do Programa de Internacionalização Capes/Print que estimula a produção de pesquisas internacionais; o apoio e fomento à pesquisa; a política de estruturação de laboratórios; o fomento às ações culturais no âmbito da UFPB, dentre outros.

A visita incluiu também entrevistas com alunos e docentes participantes de experiências prévias deste tipo de convênio, que relataram a relevância de tais experiências para a vida acadêmica e desenvolvimento científico. Além disso, foram realizadas visitas a algumas aulas ministradas pelos docentes suecos.