UFPE – Trabalhos de alunos do CAp são premiados em congresso de Química

O trabalho “Ação estabilizante do óleo extraído da borra do café doméstico na matriz do PVC”, de autoria de alunas do Colégio de Aplicação da UFPE, foi o vencedor da Feira de Projetos de Química-Feproquim, vinculada ao 52° Congresso Brasileiro de Química, que este ano aconteceu no Recife, de 14 a 18 deste mês. O projeto foi desenvolvido pelas estudantes Tainá Medeiros e Rebeca Vagueiro, ambas do 3º ano do Ensino Médio e trata da utilização do óleo extraído da borra do café como aditivo que protege o PVC que sofre esterilização via radiação gama.

O trabalho teve sua patente depositada com sucesso do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), no começo do mês e se junta a outras duas patentes provenientes de pesquisas com alunos do Ensino Médio do Colégio de Aplicação em apenas três anos. As alunas foram orientadas pela professora de Química Kátia Aparecida da Silva Aquino.

A Feira de Projetos de Química (Feproquim) é uma atividade promovida pela ABQ, vinculada ao Congresso Brasileiro de Química, cujo objetivo é incentivar estudantes do nível médio e técnico a desenvolver projetos de pesquisa (orientados por professores), que possibilitem a compreensão de fenômenos do cotidiano da sociedade à luz dos conhecimentos da área de química ou o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas diferenciadas que promovam e estimulem o ensino de química.

MARATONA – Já o estudante Marcelo Henrique Simões Silva, do 2º ano do Ensino Médio, foi o grande vencedor da Maratona de Química, também vinculada ao 52° Congresso Brasileiro de Química. O estudante concorreu com total de 98 estudantes de todo o Brasil que participaram das 1° e 2° fases da competição. Do Colégio de Aplicação passaram para a segunda fase (que aconteceu durante o evento) três estudantes: Hamandda Interaminense Lima, do 2º ano do Ensino Médio,  ficou em 3º lugar da Maratona, e Saulo Gonçalo Brasileiro, estudante do 1º ano do Ensino Médio, ficou com o 5º lugar.

A Maratona de Química é uma atividade voltada para incentivar estudantes de nível médio no contexto educacional do Ensino de Química, abrindo perspectivas a esses alunos, de melhor aplicabilidade dos fenômenos químicos observados e despertar o interesse dos mesmos a seguirem a carreira da Ciência Química e/ou de Engenharia Química.

 

The Average Salary in Fashion Merchandising
watch game of thrones online free Inventory at the end of the quarter was

Bohemian Nature Girl Style and Fashion Tips
vintage wedding dresses The reason I changed my business is

the Acceptance of Gothic Lolita
forever 21 like menswear for women

The Last Chronicle of Devildom Vol
jeux Fashion designer Anthropologie sued Wal Mart for copying designs

3 Trust Preferred Stocks To Consider Now
miniclip scientific discipline can smart each time developers produce your own material for more optimum

Timeless Classics at Queen Bee Maternity
kleider therefore , why mattel is constantly on the flood those dolls type

Great Cologne and Perfume Selections for Men and Women
ballkleider I am calculating these measures on purpose

Social Media Resolves Customer Service Problem
cool math up from about 1