UFRA e OCB/PA discutem fomento à extensão

agro show 1

A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e a Organização das Cooperativas do Brasil no Pará (OCB/PA) discutiram ações de fomento à extensão, no último dia 24 de maio, durante o Agro Show 2019. O evento, que ocorreu em Paragominas (PA), é considerada a maio feira de tecnologia voltada para o agronegócio da região.

Participaram do encontro o presidente da OCB/PA, Ernandes Raiol da Silva; o superintendente, Jorge Moura Serra Júnior; a equipe da Ufra, composta pelo reitor Marcel do Nascimento Botelho, pelo pró-reitor adjunto de Extensão, professor Jonas Elias Castro da Rocha; pela coordenadora do grupo HORTIZON e NEA, professora Luciana da Silva Borges; e o pelo diretor do campus Paragominas, professor César Augusto Tenório de Lima. 

Foram apresentadas algumas das ações que estão sendo tratadas no Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre os dois partícipes. No ensejo, foram discutidas estratégias colaborativas de fomento à extensão, através do fortalecimento do cooperativismo para a agricultura familiar. O encontro permitiu traçar estratégias de fortalecimento das ações conjuntas entre as instituições, e a parceria busca colaborar diretamente com o aumento da produção das cooperativas ligada ao conhecimento técnico.

Aliada a isso, o professor Jonas Castro, gestor do ACT entre Ufra e OCB, está estruturando um diagnóstico conjunto das demandas das cooperativas para serem convertidas em projetos de pesquisa e extensão, a ser apresentado para toda a comunidade acadêmica da Ufra, que irá contribuir para o desenvolvimento sustentável da região e o fortalecimento da agricultura familiar.