UFRGS – Mestrado em Gestão de Operações em Universidades é aberto oficialmente

Iniciativa da UFRGS é inovadora e pretende aprimorar demandas administrativas e gerar melhorias estruturais

O Mestrado Acadêmico em Gestão de Operações em Universidades Públicas Federais foi aberto oficialmente nesta segunda-feira, dia 29 de fevereiro, na UFRGS, no Auditório 200 da Escola de Engenharia. O curso é promovido numa parceria entre a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP), por meio da Escola de Desenvolvimento de Servidores (EDUFRGS), e pela Escola de Engenharia, por meio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.

Participaram da abertura o reitor Carlos Alexandre Netto, o vice-reitor Rui Oppermann, o pró-reitor de Gestão de Pessoas Maurício Viegas, o pró-reitor de Graduação e de Pós-Graduação Vladimir Pinheiro, a diretora em exercício da Escola de Engenharia Carla ten Caten, além da Diretora da EDURFGS Rebeca Donazar, da vice-Pró-reitora de Gestão de Pessoas Vânia Pereira e do coordenador do curso, José Luiz Ribeiro. Segundo o coordenador, o curso é pioneiro entre as universidades federais por seu formato de residência em serviço.

 

Aprimoramento acadêmico e profissional

O reitor saudou os alunos da nova turma e desejou que a oportunidade de formação continuada seja refletida em “oportunidade de crescimento profissional e de realização pessoal”. O pró-reitor de Gestão de Pessoas destacou a busca por qualificação como um ponto alto na UFRGS. Ele informou que 76% dos técnico-administrativos já têm educação formal que excede ao exigido pelo cargo. “O destaque é que o curso envolve projetos direcionados às atividades nas quais os servidores exercem o cargo”, completou.

A diretora em exercício da Escola de Engenharia destacou o tempo curto entre a idealização do projeto e o início das aulas, em torno de seis meses, e a interdisciplinaridade do curso, que, entre 19 alunos, tem apenas um com formação na engenharia, enquanto os demais vêm de outras áreas acadêmicas. Após a abertura, os alunos participaram da primeira aula do curso.

O curso tem o nível de mestrado acadêmico e o formato de residência em serviço, com o objetivo de atender às demandas críticas e estruturais das universidades públicas federais, por meio de ações de aprimoramento da gestão administrativa e de desenvolvimento de projetos de inovação.

Maurício Viégas – Universidade Federal do Rio Grande do Sul