UFRN discute inovação e empreendedorismo em Aula Magna

Potencialidades e fragilidades do Brasil para que se avance na área de inovação e empreendedorismo, e a importância de incentivar os jovens a investirem nessa área,  foram as abordagens prioritárias da Aula Magna proferida pelo secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação(MCTI), Álvaro Toubes Prata, na manhã desta quinta-feira, 11, no auditório da reitoria, marcando o início do primeiro semestre letivo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O tema da Aula Magna,  “Universidade: Inovação e Empreendedorismo”, levou ao auditório da Reitoria estudantes,  professores e pesquisadores da UFRN que, ao final, aplaudiram o conferencista de pé.

A solenidade foi aberta pela reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz, que falou da relevância do tema, uma das prioridades contidas em seu Plano de Gestão, e fez apresentação do convidado, “que tem uma atuação marcante de mais de três décadas na Universidade Federal de Santa Catarina, a que tem dado notável contribuição, tanto na graduação, como na pós-graduação, inclusive como pró-reitor, coordenando importantes projetos, como o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em refrigeração e Termofisica”.

Álvaro Prata iniciou sua conferência mostrando que de todos os países do mundo(cerca de 200), apenas quatro são grandes em área, recursos e população – Estados Unidos, Rússia, China e Brasil. Ele citou características que colocam o Brasil numa posição de destaque frente aos outros países, como o bom solo, os recursos renováveis, o conhecimento científico e a criatividade da população. Porém, mostrou também que as desigualdades, a baixa educação científica e o baixo índice de inovação na indústria ainda são entraves para o crescimento da nação.

Prata frisou a importância da educação universitária para diminuir as fragilidades brasileiras e a necessidade de incentivar e investir nos cursos de ciência e tecnologia. “Hoje, no Brasil, de 100 estudantes que se formam apenas seis terminam cursos de engenharia, química, física ou biologia”, explicou.

Álvaro Prata destacou alguns desafios a superar, como a formação de pessoas focadas nas competências e habilidades empreendedoras, foco nas ciências naturais e nas áreas de tecnologia e preparação de “nossos jovens”. Mas deixou claro que cada cidadão/instituição deve fazer a sua parte. “Se cada um reduzisse a temperatura de seu banho, já estaria dando um grande passo para a sustentabilidade”, exemplificou o conferencista.

UFRN

O plano de gestão da UFRN prioriza o empreendedorismo e a inovação. Em 2011, o Núcleo de Inovação Tecnológica, responsável por divulgar e orientar sobre a importância da proteção intelectual, possuía 24 pedidos de registro de patentes e, em 2012, esse número mais que dobrou, chegando aos 50.

Como metas na área de pesquisa e inovação, a Universidade também vem investindo no Instituto Metrópole Digital (IMD). Hoje existem 13 empresas incubadas (frutos de projetos de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico), mas com a construção do novo prédio do Instituto, previsto para o segundo semestre desse ano, a quantidade poderá chegar a 60 empresas incubadas.

Ascom UFRN

How to Make a Fleece Hat With Tassels
watch game of thrones online free trick or treat wear a christmas costume costumes online games for the purpose of young girls

For Round the Year Fashion
online games If you’re willing to spend more than

How Gap Can Get Itself Back on Track
cheap bridesmaid dresses harrods considers cash in on islamic design

The Actors Studio Had To Stop Filming Because Of James Franco
cheapest flights gradually beating in the balance of the sugar until stiff peaks form

Buying Wholesale Brand Name Fashion in Italy
forever 21 Fashion at this age can really make you look elegant and stately

Tips on Buying Uggs on Sale
jeu gratuit offer style tips on how to wear the latest trends

How did you get into
games A strong back to school showing can be seen in Apparel at 1

The Life and Death and Crime Scene of Gianni Versace
games Buy ‘Em While They’re Out Of Style