UFRN – Evento discute papel do professor de História durante pandemia

O que o ensino da História pode contribuir para a sociedade nos tempos de pandemia da Covid-19? Professores do grupo de pesquisa Espaços, Poderes e Práticas Sociais, vinculado ao CNPq, e o corpo docente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História (PROFHistória) e do Departamento de História da UFRN,  se propuserem a avaliar essa questão. Para isso, eles estão realizando, de forma online, o evento Ensino de História em Tempos de Pandemia. As inscrições podem ser feitas no Sigaa e os encontros acontecem pela plataforma Google Hangout.

Serão realizadas sete palestras-lives, duas por semana, no horário das 19h. As palestras têm temas específicos individuais e são ministradas pelos professores do corpo docente do PROFHistória. Ao final do ciclo desse período, a proposta é que novas perspectivas e possibilidades possam se abrir para o papel do ensino de História em cenários de crise social.

As discussões terão temas que reverberam questões conectadas no mundo contemporâneo, organizados ao redor de eixos relacionados ao ensino de História: usos do passado no presente; diversidade cultural e ensino de história; a construção narrativa dos acontecimentos contemporâneos.

Para os organizadores do evento, o professor de História conhece, por exemplo, o tema mais evidente relacionado ao cenário da Covid-19: as epidemias registradas na história mundial, desde a Peste Bubônica à epidemia Espanhola, para citar as mais famosas, ou especificamente, no caso do Brasil, a epidemia de meningite em São Paulo nos anos 1970.

Com isso, tem um papel importante ao pensar questões como essas: qual o aprendizado das experiências e soluções criadas pelos sujeitos e grupos sociais na época que passaram por tais situações?; e no que elas permitem, atualmente, colocar nossa experiência social com a pandemia em perspectiva?.

O PROFHistória faz parte do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) e têm como objetivo proporcionar formação continuada que contribua para a melhoria da qualidade do magistério em História na Educação Básica, visando proporcionar ao egresso qualificação certificada para o exercício da profissão de professor de História. É vinculado a rede nacional de mestrado profissional em Ensino de História (PROFHistória), que tem a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) como instituição âncora.

 

Mais informações sobre o evento no Sigaa e no email: ufrnprofhistoria@gmail.com.

Programação

22/04: TICs e o ensino à distância no cenário da pandemia, com a professora Vanessa Spinosa.

24/04: A guerra das imagens, a pandemia e o ensino de História, com o professor Francisco das C. F. Santiago Júnior.

28/04: Desigualdade e exclusão na perspectiva de gênero e/ou raça, com a professora Juliana Teixeira Souza.

30/04: Rom@rias in lives: ciberdevoções e santuários virtuais em tempo de pandemia, com o professor Magno Francisco dos Santos.

05/05: Professores de história como testemunhas da História: algumas ideias nesse momento de pandemia, com a professora Margarida Dias de Oliveira.

07/05: Usos do passado: a história recente diante dos revisionismo e negacionismos, com o professor Haroldo Loguércio.

12/05: Cultura material, arqueologia e ensino da História em meio à cultura do entretenimento, com o professor Roberto Airon Silva.