UFRN – Huol disponibiliza manual para prevenção e controle da Covid

A equipe multiprofissional do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte e à Rede Hospitalar Ebserh (Huol-UFRN/Ebserh), produziu o e-book “Medidas para Prevenção e Controle do Sars-CoV-2 no Ambiente Hospitalar – Manual de Boas Práticas”. Profissionais de qualquer serviço de saúde, seja público ou privado, podem acessar gratuitamente a publicação.

Concebido a partir da necessidade de estabelecer rotinas e orientações para o manejo com o paciente suspeito ou confirmado de contaminação pelo Sars-CoV-2, o projeto reforçou a capacitação realizada na instituição, com a metodologia de simulação realística, na qual foram criadas estações de aprendizado temáticas, incluindo paramentação, desparamentação e fluxo epidemiológico; cuidados com as vias áreas e cuidados gerais.

O objetivo da iniciativa é enfatizar medidas de precauções em relação ao contágio por aerossóis, contribuindo para a segurança do paciente e dos profissionais de saúde que atuam em ambientes hospitalares. As informações reunidas esclarecem e minimizam dúvidas relacionadas com a prática assistencial, impactando em diminuir a insegurança e os medos, além de promover a qualificação do processo do cuidado.

A edição teve organização coordenada pelas enfermeiras Isabele Gouveia Muniz de Alencar e Késsya Dantas Diniz, com colaboração de especialistas das várias profissões da saúde e de variadas unidades do Huol, que compilou conceitos sobre a Covid-19, os cuidados assistenciais ao paciente suspeito ou confirmado com a doença e o fluxo epidemiológico.

Além do uso interno, o material está disponível para qualquer interessado. As coordenadoras da publicação recomendam que cada serviço de saúde adeque as orientações à realidade local, adicionando as particularidades necessárias para enfrentamento da pandemia do Sars-CoV-2, cuja dinâmica do vírus permanece em estudo e o tempo de duração da crise sanitária segue indefinido.

O manual publicado pela Sedis/UFRN-EDUFRN, está disponível para download aqui.

Sobre a Rede Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.