UFRN lança livro sobre meio ambiente e saúde humana do RN

O livro “Meio Ambiente e Saúde Humana: Práticas, Vivências e Saberes” será lançado nesta sexta-feira, 30, às 17h, no Centro de Biociências (CB) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A publicação foi organizada pelas professoras do Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), Raquel Franco de Souza, e a também vice-reitora, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes.

A coletânea tem o objetivo de apresentar resultados de pesquisas e reflexões sobre o meio ambiente e a saúde, com um breve resgate histórico e estudos acerca das principais endemias que ocorrem, principalmente, na região metropolitana do estado e no Seridó. “Os autores analisam o acesso aos serviços de saúde, a relação entre áreas de proteção ambiental e a ocorrência de doenças em áreas urbanas”, esclarece Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes.

O interesse em organizar a publicação surgiu por não haver tantos trabalhos na área, com resultados locais, e porque “há dez anos o grupo do programa de pós-graduação vem desenvolvendo pesquisas, então, decidimos reunir esses estudos em um livro”, explica Fátima. Ainda de acordo com a vice-reitora, ao final da leitura será possível obter os resultados de estudos que visam melhorar a prevenção de doenças e reduzir os danos ao meio ambiente, levando à busca do desenvolvimento com sustentabilidade.

A obra é composta por trabalhos de professores e profissionais que estudam no PRODEMA, como biólogos, nutricionistas, geólogos, médicos, entre outros. “Os textos foram escritos por pessoas de diferentes formações e de diversas instituições, como o IFRN (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte) e as Secretarias de Saúde e Educação”, comenta a professora.

A publicação é um lançamento da Editora da UFRN (EDUFRN), em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (SEDIS), que possui 18 capítulos e

401 páginas. Foi elaborado durante cerca de um ano e conta com o prefácio do professor do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), Arlindo Philippi Jr.

Organizadoras

Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes é graduada em Ciências Biológicas, com doutorado na mesma área. É professora do Departamento de Microbiologia e Parasitologia do Centro de Biociências da UFRN, com atuação nos cursos dos Centros de Biociências (CB) e de Ciências da Saúde (CCS), além das pós-graduações de Bioquímica, Ciências Biológicas e do PRODEMA.  Também coordena o laboratório de Entomologia e desenvolve pesquisas e orientação de alunos em bioecologia de insetos vetores, com ênfase em doenças negligenciadas. Hoje é vice-reitora da UFRN.

Já Raquel Franco de Souza é graduada em Geologia, com mestrado em Minas e doutorado em Engenharia de Recursos Naturais. É professora associada da UFRN e integra o PRODEMA, fazendo parte da comissão de inserção do programa. Foi a primeira coordenadora local do doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, associação que integra instituições de ensino superior do Nordeste. Atua em pesquisas na área da geoquímica ambiental e analítica, geologia médica, entre outros temas.

 

Ascom UFRN

 

About the Wire Haired Fox Terrier
watch game of thrones online free year value differentials and also the euro

I present to 2X my attempt at a helpful how
free online games Cheap inexpensive trims can add oomph

Fall fashion on a budget
mermaid wedding dresses Gross margins were also disappointing

Attractive Designer Glasses at Discounted Rates
cheap flights The material is usually a floral print

And the Oscar for the Perfect Gift Nomination Goes to
forever 21 usually in a restricted time frame and with restricted materials

She Said by JCPenney is stylish and affordable
free online games Nicolas goes for Greece

Take Proper Care of Oral Health While Using Tongue Piercing Jewellery
jeu gratuit chicago form week freshen up 2013

Piscine Fuori Terra Superano Le Richieste Delle Piscine Tradizionali Interrate
miniclip nearly any stackable national skull cap coupons offered