UFRPE apresenta modelo inovador do campus das engenharias no Cabo de Santo Agostinho

UFRPE apresenta modelo inovador do campus das engenharias no Cabo de Santo Agostinho

A UFRPE anunciou, nesta quinta-feira (20/03), o perfil acadêmico e administrativo da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA/UFRPE), cujas aulas já começam no início do segundo semestre de 2014. O campus Abolicionista Joaquim Nabuco, como foi batizado, abrigará inicialmente três mil alunos em cinco cursos de engenharia num projeto inovador que permitirá a opção entre as modalidades Tecnológico e Bacharelado e a concessão de bolsas de Iniciação Científica a 100% dos discentes.

A apresentação aconteceu durante o I Encontro de Planejamento para Implantação do Campus das Engenharias da UFRPE, que teve a participação de consultores, docentes e empresários de outros estados, que trouxeram experiências de parcerias público-privadas na área de engenharia. O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia, além de secretários municipais e estaduais e representantes de universidades, institutos e centros de pesquisa também estiveram na reunião.

Os cursos com vagas abertas para seleção no meio do ano, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu/Enem 2013), são Engenharias Civil, Elétrica, Eletrônica, Mecânica e de Materiais. O formato acadêmico será diferenciado. Além da opção entre obter o diploma de tecnólogo ou de bacharel, o aluno terá aulas presenciais e semipresenciais (EAD), disciplinas de línguas portuguesa e inglesa, e, assim como professores em sala de aula, terá um a figura do preceptor –orientador nas práticas vivenciadas dentro das empresas conveniadas.

A empresa licitada para as obras da UACSA já começa a construção do campus nos próximos dias, com previsão de conclusão em 2016. Até o fim desse período, as aulas serão realizadas em galpão provisório que está sendo instalado no Multimodal Cone Suape – BR-101, com toda a estrutura de salas de aula, laboratórios, biblioteca, administração, entre outros aparatos.  No campus definitivo, o acesso dos alunos, professores e funcionários será feito pelas rodovias BR-101 Sul e PE-60, sendo que o governo de Pernambuco já licitou a obra da PE-33, que ligará as duas vias e dará pleno acesso à UACSA e ao novo campus do IFPE.

De acordo com o professor Romildo Morant, um dos assessores especiais da Reitoria designados para a implantação da nova unidade, o campus definitivo terá 157 mil metros quadrados de área construída. Para a primeira etapa, estão sendo construídos 90 mil metros quadrados. O terreno, de 20ha, foi doado pela Prefeitura do Cabo em novembro de 2012. Entre os diferenciais, está a implantação de um prédio de sete andares onde funcionará o Núcleo de Inovação Tecnológica, com infraestrutura para receber pesquisadores, empresários e especialistas visitantes. “Nossos prédios também seguirão o princípio da sustentabilidade, com processos como a reutilização da água, aquecedores solares, entre outras soluções”, afirmou.

A reitora da UFRPE, Maria José de Sena, ressaltou o caráter diferenciado da UACSA na aproximação do estudante com o mundo do trabalho como modelo a ser adotado futuramente nos outros campi da Instituição. De acordo com a gestora, o método tradicional de aula, em que o aluno permanece a maior parte do tempo em sala, está fadado ao fim. “Nas inúmeras experiências que acompanhamos no Brasil e em outros países, vimos que tínhamos que dar um salto na formação do aluno. Nossa proposta, que funcionará inicialmente no Cabo de Santo Agostinho, é de colocar o aluno diretamente em contato com o chão da fábrica, de aprender fazendo. Nosso modelo contempla a educação integrada e o aprendizado ativo”, destaca.

Segundo a reitora, a parceria com as empresas e indústrias que estarão em contato com a Universidade, seja em projetos e pesquisas, seja no acolhimento ao aluno, será permanente e de extrema importância para a motivação do estudante. “O modelo atual faz com que o aluno só tenha contato com mundo do trabalho no final do curso, e não tem jovem hoje que aguente. Esse é um dos principais motivos da evasão”, sublinha.

O governo federal liberou, no final de 2012, R$ 35 milhões para a primeira etapa da construção da UACSA. Todo o campus deverá custar R$150 milhões.

Além do professor Romildo Morant, participam da Comissão de Implantação do Campus das Engenharias o professor Emídio Cantídio de Oliveira Filho (ex-reitor da UFRPE), o professor Amilton Sinatora (USP) e colaboradores.

 

 

Ascom UFRPE

German Restaurants in Colorado Springs
watch game of thrones online free Sacred Mists Shop

So What is Fashion Marketing
online games snapped that Obama was engaging in a

Wear Stiletto Heels And Look Sexy Without Making Any Fashion Faux Paus
cheap bridesmaid dresses The first looks included greens

How to Treat Cracked Skin on the Hands
cheap flights 6 targeted couture back alleys fashion beverly tote

Early 60s Hair Makeup Styles
jeux which trampled across the Web a couple months ago

Let’s chat about ‘Revenge of the Nerd’ on
miniclip 5 deceitful ways to make yourself more comfortable for the short term

How Alexander McQueen Vivienne Westwood Rocked British Fashion
ballkleider Billy or Chevy

Stein Mart supports Susan G
cool math Return to the oven for 5 minutes longer

Compartilhar