UFRPE – Nota de Repúdio da Comissão de Direitos Humanos contra a tentativa de patologizar a homossexualidade

Nota de Repúdio contra a tentativa de patologizar a homossexualidade

Diante da decisão do juiz Federal da 14ª Vara do Distrito Federal Waldemar Cláudio de Carvalho, que concedeu liminar indicando a possibilidade de os  psicólogos oferecerem “terapia de reversão sexual”, a Comissão de Direitos Humanos Gregório Bezerra da UFRPE torna público o seu repúdio a qualquer tentativa de patologizar a homossexualidade.

A decisão contraria o Conselho Federal de Medicina do Brasil, que, desde o ano 1985, retirou a homossexualidade da condição de desvio sexual, e a Resolução nº 001/1999 do Conselho Federal de Psicologia, que, em Parágrafo Único do seu Artigo 3º, afirma que “Os psicólogos não colaborarão com eventos e serviços que proponham tratamento e cura das homossexualidades”.

Registra-se ainda que a LGBTTTfobia – relacionada a Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros – é responsável pela morte de centenas de pessoas no Brasil e no mundo. Todas as ações que reproduzem ou reforçam a ideia de “cura gay” deve ser fortemente combatida. Desse modo, a Comissão de Direitos Humanos se soma aos movimentos sociais e às entidades científicas para combater a LGBTTTfobia, dentro e fora dos muros da nossa Universidade.

Recife, 20 de setembro de 2017.

Comissão de Direitos Humanos Gregório Bezerra

Fonte: http://www.ufrpe.br