UFRPE se posiciona sobre pesca preventiva de tubarões

Entre o mês de julho de 2012 até a presente data, têm sido divulgadas pela imprensa (jornais impressos, internet e televisão) diversas matérias sobre atividades desenvolvidas por grupos informais. Tais reportagens associam a Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE às ações que promovem “Pesca Preventiva”, Pesca seletiva, Pesca preventiva com incentivo aos pescadores, proposta de inserção de redes/telas de “proteção”, além de estratégia de monitoramento paralelo ao realizado pelo Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões – CEMIT, do Governo do Estado de Pernambuco.
Deste modo, vimos esclarecer que a UFRPE não tem por filosofia o estímulo de práticas que não estejam estritamente definidas nos códigos de ética ou conduta e na legislação em vigor. Além disso, informamos que também estamos fundamentados na Lei de Crimes Ambientais nº. 9.605/1998 e nas Instruções Normativas 05/2004 e 52/2005 do Ministério do Meio Ambiente – MMA, que trata das espécies “ameaçadas com extinção”.
Igualmente, relatamos que a UFRPE não pactua com as práticas de pesca divulgadas por tais grupos informais, as quais descaracterizam a atividade definida na Lei 11.959 de 2009, Art. 8º que permite apenas a pesca para fins comerciais, de subsistência, amador ou científico.
De acordo com o decreto n° 26.729 de 17 de maio de 2004 é o CEMIT o único órgão empoderado para tratar da problemática dos incidentes com tubarões no Estado de Pernambuco, sendo a UFRPE membro efetivo do comitê, exercendo sua presidência. Portanto acrescenta-se que as atividades de monitoramento de incidentes com tubarões no estado é papel exclusivo do CEMIT.
Desta forma, a UFRPE lamenta fortemente que o “monitoramento paralelo realizado com incentivo aos pescadores locais”, promovido por grupos particulares  tenha resultado na captura de exemplares de espécies “ameaçadas de extinção.”
A UFRPE tem contribuído para a conservação/manutenção da biodiversidade brasileira desenvolvendo inúmeras pesquisas que subsidiam com dados a elaboração de normas que regem o assunto no País, inclusive as citadas na presente nota. Assim, cumpre esclarecer que a veiculação das matérias divulgadas na mídia sobre iniciativas informais desenvolvidas ao arrepio da lei vigente, já trouxe prejuízo à questão ambiental, não se devendo, entretanto associar essas ações e suas consequências à UFRPE.
10 Professional Athletes with a Fashion Line
free games online The takeaway here is that whenever you start feeling morally righteous

An MFA primer on designers and runway fashion
free online games which compel me to cook and clean with fervor

Ross Stores Opens 30 New Locations
cheap bridesmaid dresses but make sure pants are pressed and dresses are ironed

49 today only at Amazon with free shipping
cheapest flights who were a bit paler

Wear Rolex replica watches Page 1 of 2
free online games 000 credit line from a receivables financing company

9 Ways to Get Rid of Bed Bugs
jeux where they have to blend in with Muggles

Jackie O remembered on anniversary of 84th birthday
kleider and his death was apparently at his own hand

Fashion jewelry that only looks expensive
ballkleider Bandannas can serve as a neck cooler or warmer