UFSCar – Evento debaterá percurso do Programa de Ações Afirmativas

Debate, que começa às 18 horas, terá também lançamento do livro ‘Ações Afirmativas: Perspectivas de pesquisas de estudantes da reserva de vagas’

Acontece nesta quarta-feira, dia 25 de novembro, o evento “Equidade na UFSCar: do Programa de Ações Afirmativas à Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade”, promovido pela Administração Superior da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) para ampliar o debate sobre diversidade e equidade na Instituição no contexto de implantação da Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade, cuja criação foi aprovada pelo Conselho Universitário (ConsUni) em maio deste ano. Durante o evento, os debates deverão constituir uma avaliação do percurso da Universidade na promoção da equidade desde a aprovação de seu Programa de Ações Afirmativas, em 2007, até o momento atual.

A abertura do evento será às 18 horas, com a participação do Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, e das pró-reitoras de Graduação, Claudia Reyes, e de Extensão, Claudia Maria Simões Martinez. Às 18h30, a professora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, que integrou a comissão do ConsUni responsável pela elaboração da proposta do Programa de Ações Afirmativas da UFSCar (PAA) e coordenou, de 2007 a 2011, o Grupo Gestor do Programa, falará sobre a iniciativa.

Às 19 horas, será realizada a mesa-redonda “Ações Afirmativas: Perspectivas de pesquisas de estudantes da reserva de vagas”, relacionada ao livro de mesmo nome cujo lançamento acontece em seguida, às 20h30. A obra, publicada pela EdUFSCar, é composta por artigos resultantes de trabalhos de iniciação científica realizados por estudantes que ingressaram na UFSCar pelo PAA e participaram do programa de Bolsas de Assistência a Estudantes e Incentivo à Pesquisa, que contou com apoio da Fundação Ford. Participarão da mesa, além de Gonçalves e Silva, que organizou o livro, Danilo de Souza Morais, também organizador da obra e doutorando na UFSCar; e Denise Dourado Dora, que integrava a seção de Direitos Humanos da Fundação Ford à época do programa de bolsas e, hoje, é Ouvidora Geral da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul. Também participam três ex-alunos da UFSCar que são autores de capítulos do livro – Agenor Custódio, graduado em Imagem e Som; Marlon A. de Oliveira, graduado em Psicologia; e Vanicléia do Carmo Carvalho, graduada em Terapia Ocupacional – e uma das orientadoras que participaram do programa de iniciação científica, Débora Cristina Morato Pinto, que é Pró-Reitora de Pós-Graduação da Universidade. Por fim, o professor e pesquisador Valter Roberto Silvério, do Departamento de Sociologia, falará sobre ações afirmativas no Brasil.

O evento acontece no Anfiteatro da Reitoria e será transmitido pela Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) da UFSCar, no endereço http://webconferencia.sead.ufscar.br/eventos. A participação é aberta a todos os interessados e, para acompanhar via webconferência, basta acessar o endereço da sala virtual na data e horário do evento, utilizar o campo “Entrar como convidado”, digitar seu nome completo e aguardar alguns segundos pela autorização do administrador da sala.

 Coordenadoria de Comunicação Social – Universidade Federal de São Carlos