UFSJ em campanha pela redução do consumo de energia elétrica

Economizar energia elétrica é bom tanto para o meio ambiente quanto para o bolso do consumidor. Em época de pouca chuva, o alto consumo leva à utilização da energia de origem termelétrica, ou seja, mais prejuízo ambiental pela queima de combustíveis fósseis e mais custos repassados à conta do mês. A luta pela redução de consumo tem como aliadas as instituições de ensino federal, como a UFSJ.

A orientação do Ministério da Educação é para que seus órgãos e unidades da administração direta desenvolvam ações com o intuito de melhorar a eficiência no uso racional dos recursos públicos. A Universidade Federal de São João del-Rei já está dedicada a reduzir o consumo desde março de 2015, quando lançou campanha pela preservação da água e uso consciente da energia.

Na ocasião, a Divisão de Prefeitura de Campus (Dipre) distribuiu adesivos pelos campi da Universidade, alertando sobre os gastos energéticos dos equipamentos eletroeletrônicos e lembrando aos usuários sobre alguns hábitos simples que colaboram para diminuir os custos, como apagar as luzes ao sair. Nos corredores, parte das luzes foi retirada, sem prejuízo da segurança e conforto da iluminação, resultando na diminuição de 50% do consumo desses itens.

De acordo com o chefe da Dipre, Fábio Chaves, as ações de alerta e conscientização do ano passado estão sendo retomadas em 2016, já que grande parte do consumo se concentra em iluminação, condicionadores de ar e computadores.

 

Luz natural ajuda a reduzir custos

Com intuito de economizar energia elétrica, o horário de funcionamento no mês de janeiro foi alterado sem prejuízo ao funcionamento da UFSJ. Fábio acredita que aproveitar a luz natural em detrimento de outras fontes que demandem energia elétrica implica em uma evidente economia.

 

Bandeira tarifária no vermelho

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) lançou uma nota alertando aos consumidores que, para o mês de janeiro de 2016, vale a bandeira tarifaria vermelha, o que indica um aumento de R$ 4,50 a cada quilowatts-hora (kWh) consumidos. Usuários devem se atentar ao consumo consciente de energia, sem desperdício.

ASCOM – Universidade Federal de São João do Del-Rei