UFSJ – Qual o tamanho do problema do consumo de energia?

Projeto de extensão discute o tema em escolas estaduais de São João del-Rei

Os atos mais simples da vida moderna demandam consumo de alguma forma de energia. desde o uso da luz elétrica até o deslocamento de carro até o trabalho. O que parece inofensivo, entretanto, pode trazer consigo problemas diversos. É isso que o projeto de extensão “O consumo de energia e as mudanças climáticas: qual é o tamanho do problema?” tem levado às escolas estaduais em suas palestras educativas. Três escolas de São João del-Rei foram contempladas com a visita do projeto: Doutor Garcia de Lima, Presidente Costa e Silva (Polivalente) e Cônego Osvaldo Lustosa.

Na Cônego Osvaldo Lustosa, as palestras aconteceram entre os dias 9 e 10 de outubro para os alunos do Ensino Médio. O objetivo é destacar a importância sobre os cuidados no consumo de energia. Para isso foi desenvolvida uma apresentação com banners, garrafas pets e outros materiais, organizada pelo coordenador do projeto Thiago Periard Amaral e o bolsista Fabio Henrique.

A apresentação que é divida em duas partes. Inicia-se com uma parte introdutória que expõe a magnitude do consumo de energia, os impactos que ele pode provocar e o motivo de discuti-los. Sobre isso, o coordenador destaca que a ideia é “mostrar que, apesar da recente história do ser humano no planeta, seus impactos já tem são bastante profundos. Então a gente chama atenção para impactos como o aumento da temperatura, aquecimento global, impactos na vida animal, extinção de espécie e outros problemas da geografia que isso acarreta, como o derretimento de geleiras, elevação do nível do mar, variação no regime de chuvas”.

A partir disso, a equipe do projeto apresenta as causas dessas modificações, como a emissão de gases do efeito estufa devido à emissão de energia fóssil, ou seja, ao consumo de energia, tão diferente de pessoa para pessoa, de país para país, demonstrado nas atividades do projeto. Thiago Periard ressalta que um dos objetivos é mostrar essa disparidade, simulando, para isso, “volumes” em garrafas PET. “Nos Estados Unidos, por exemplo, o consumo seria equivalente a 22 litros por pessoa, a cada dia, enquanto na Índia, 1,6 litros por pessoa ao dia”, detalha, explicando que a atividade chama a atenção para o consumo de energia partindo da “noção de volume”.

Ao final da apresentação, o projeto abre para discussão com os alunos e possíveis dúvidas e para que os estudantes possam manusear os materiais expostos. “Eu gosto bastante quando um aluno se interessa, pois você vê que despertou curiosidade nele, podendo até interferir no futuro desse aluno, da escolha de um curso depois”, destaca Fábio.

Desafios

O projeto, de cunho transdisciplinar e extensionista, enfrenta algumas dificuldades. Por atuar em derivas escolas, os membros do projeto se deparam com obstáculos diferentes. Thiago Periard destaca que um dos principais desafios é reter a atenção dos alunos. “A gente tem noção que não vai mos ter 100% de aproveitamento, mas os alunos que a gente consegue entreter já representam um passo no sentido de entender que o consumo gera um impacto para a vida do planeta e que é necessário a gente estar falando sobre isso”.

Fabio Henrique salienta que o aproveitamento das palestras varia de acordo com a turma. Para o bolsista, nas turmas mais receptivas e que se interessam mais, é possível desenvolver melhor as atividades. Segundo ele, o interesse dos alunos pode variar de acordo com a região da cidade e o modo como a escola atua. “O Ensino Básico é deficitário, alguns vêm de regiões vulneráveis e enfrentam mais dificuldades, levando alunos a terem menos interesse de estudar, ou até mesmo ao o abandono e à evasão escolar”.

Próximos passos

Para 2018, o projeto visa implementar um aplicativo que tem como objetivo fazer com que as pessoas calculem o seu próprio consumo de energia. A partir disso, é possível obter os dados de cada um para realizar um mapeamento do consumo energético real dos moradores de São João del – Rei.
Outro plano é expandir a apresentação do projeto para outras escolas nas cidades de São João del-Rei e Tiradentes.

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Fonte: ASCOM