UFSM – CE promove I Seminário Latino-Americano de Educação Especial 

O Centro de Educação, o Curso de Educação Especial e o Programa de Pós-Graduação em Educação promovem o X Seminário de Educação Especial e o I Seminário Latino-Americano de Educação Especial da UFSM nos dias 27 e 28 de novembro. O período de inscrições de ouvintes segue até o dia 30 de outubro. A taxa de inscrição custa R$ 20 e pode ser feita atraas do link http://migre.me/rRSru.

Este evento unificado objetiva compreender os processos de escolarização dos sujeitos da Educação Especial, especificamente, aqueles com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, e problematizar a aprendizagem desse público-alvo nos espaços e tempos inclusivos. Dessa forma, além da escola comum/regular, com o Atendimento Educacional Especializado, serviço da Educação Especial que oferece atividades, recursos e profissionais para atuar nas salas de recursos multifuncionais e nas demais práticas pedagógicas.

Durante anos os Seminários de Educação Especial do Centro de Educação (CE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foram organizados pelo Diretório Acadêmico. Desde 2004, a turma do Curso de Educação Especial (diurno), que estivesse cursando o quinto semestre, deveria promover um seminário com temáticas referentes a sua área de formação. No ano de 2014, a 37ª turma desse Curso de Educação Especial – Licenciatura (diurno), as alunas do Curso de Educação Especial (noturno) e a Linha de Pesquisa Educação Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) uniram-se na proposição do evento de forma integrada “Práticas pedagógicas e pesquisa em Educação Especial – IX Seminário do Curso de Educação Especial (diurno), I Seminário do Curso de Educação Especial (noturno) e V Seminário da Linha de Pesquisa Educação Especial/PPGE”.

Neste ano, com a temática geral “Processos de escolarização dos sujeitos da Educação Especial: espaços e tempos de aprendizagem – X Seminário de Educação Especial e I Seminário Latino-americano de Educação Especial”, organizamos o evento de forma unificada, haja vista o pioneirismo na formação de professores da Educação Especial e a referência em pesquisas na Educação Especial. Com isso, propomos expandir esses eventos historicamente locais e regionais para abrangência nacional e latino-americana. A partir disso, o evento unificado possibilita a interação entre pesquisadores, docentes e estudantes em torno das questões da Educação Especial e dos seus serviços na Educação Básica e na Educação Superior, bem como das pesquisas desenvolvidas nos cursos de graduação e na Linha de Pesquisa Educação Especial/PPGE/CE/UFSM.

São objetivos específicos: a) valorizar a centralidade da Educação Especial no cenário inclusivo nacional e latino-americano; b) compreender os processos de escolarização dos sujeitos da Educação Especial na Educação Básica e Superior; c) problematizar as situações de aprendizagem e não-aprendizagem dos sujeitos da Educação Especial, valorizando a função social da escola comum/regular e das modalidades de atendimento da Educação Especial; d) socializar pesquisas, em andamento ou concluídas, e relatos de experiência nos Grupos de Trabalho; e) potencializar as orientações teórico-metodológicas desses trabalhos acadêmicos nas matrizes curriculares da graduação e da pós-graduação; e f) conectar as investigações produzidas no Centro de Educação com estudos de outros pesquisadores no campo da Educação e da Educação Especial.

A partir das questões da Educação Especial e das suas modalidades de atendimento na Educação Básica e na Educação Superior na perspectiva da inclusão escolar, bem como das produções acadêmicas nos cursos de graduação e de pós-graduação, através da mesa de abertura “Formação de professores e pesquisadores em Educação Especial no Brasil”, da mesa redonda “Os precursores da Educação Especial no Brasil”, da apresentação/discussão dos trabalhos acadêmicos e da palestra de encerramento “Sujeitos da Educação Especial, espaços e tempos de aprendizagem: perspectivas”, poderemos interagir com pesquisadores, docentes e estudantes deste Centro de Educação, do contexto nacional e do contexto latino-americano, além de promover visibilidade e oferecer materialidade às questões políticas e práticas da Educação Especial que podem parecer óbvias, tranquilas ou resolvidas nesse contexto de obrigatoriedade da inclusão escolar.

Ascom – Universidade Federal de Santa Maria