UFTM – Fapemig fomenta projeto de divulgação científica

A Fundação de Amparo à pesquisa no Estado de Minas Gerais – Fapemig tem como parte de suas atribuições difundir a ciência, a tecnologia e a inovação para a sociedade, o que faz parte de sua missão. Está engajada na democratização do conhecimento, difusão e divulgação de pesquisas do estado de Minas Gerais quanto do país.

Diante desses objetivos, criou em 1998 o projeto de divulgação científica MINAS FAZ CIÊNCIA, que começou com uma série de vídeos produzidos em parceria com a Rede Minas. Posteriormente,  criou a revista Minas Faz Ciência, de periodicidade trimestral e distribuição gratuita, que a Comunicação Social da UFTM  tem divulgado no site institucional.

Atualmente, a plataforma de divulgação científica traz, além de vídeos e da própria revista, podcasts da série Ondas da Ciência; vídeos das séries Ciência no Ar, Minas Faz Ciência no Ar e Um minuto de ciência,  e a série Ligado Na Ciência, fruto de uma parceria com a Rede Minas, que mostra que é possível discutir temas e conceitos científicos de forma leve e descontraída, promovendo o aprendizado e o debate sobre ciência e inovação. Também estão disponíveis e-books, como a série “Mulher faz Ciência”.

Segundo a Fapemig, o projeto cresceu e se consolidou como uma importante iniciativa de divulgação da ciência no país. Tendo como alvo o público não especializado, o projeto utiliza linguagem acessível e visual atraente para discutir os avanços, descobertas, implicações e controvérsias da área da ciência, tecnologia e inovação.

Conheça o projeto de divulgação científica MINAS FAZ CIÊNCIA