UFU – Novo laboratório vai facilitar projetos de inovação

Lit é a boa nova deste final de ano para os acadêmicos de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação

Inaugurado oficialmente no campus Santa Mônica em dezembro, o Laboratório de Inovação Tecnológica (Lit) é um novo espaço para os acadêmicos de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) desenvolverem projetos de pesquisa e de iniciação científica ou mesmo estágios remunerados. Isto será possível graças a uma parceria com a Algar Telecom, responsável por dotar os 32m² da sala – localizada no bloco E – com conexão de internet via wi-fi de alta velocidade, estrutura moderna e confortável e capacidade para receber 15 estudantes. Além do espaço físico, coube à UFU o suporte de recursos humanos para atuar no laboratório.

Diretor da Faculdade de Engenharia Elétrica (Feelt), Marcelo Lynce Ribeiro Chaves comenta que a ideia do Lit surgiu devido à grande demanda daquela empresa pelos acadêmicos da UFU e também para facilitar a conciliação das atividades deles: “A Algar criou e começou a patrocinar uma espécie de uma maratona de conhecimentos matemáticos e de raciocínio lógico. Nossos alunos envolvidos com estas pesquisas começaram a se destacar e, para selecionar este pessoal, a empresa resolveu oferecer um estágio remunerado. Este laboratório foi concebido justamente para evitar a necessidade deste deslocamento constante dos estudantes entre a UFU e a Algar, centralizando tudo aqui mesmo na universidade.”

Ainda de acordo com Chaves, o termo de cooperação técnica assinado em 2014 é bastante abrangente e possibilita a inclusão de novos cursos beneficiados. “Qualquer outra área de pesquisa não contemplada por este convênio pode ser inserida nele, bastando para isso a elaboração de termos aditivos. Além disso, temos uma visão futura de colocar aqui um banco de dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ou seja, uma espécie de backup destas informações”, informa o diretor.

Hermom Dourado – Universidade Federal de Uberlândia