UFV celebra 93 anos com homenagens a servidores

Os 93 anos da UFV foram celebrados na noite de quarta-feira (28), com a tradicional Sessão Solene que homenageia aqueles que se destacam e contribuem para a história da Universidade. A noite de comemoração aconteceu no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino e teve início com a apresentação do Coral Nossa Voz, seguida pela entrega das medalhas de Ouro Peter Henry Rolfs do Mérito, uma das mais importantes honrarias da UFV concedidas anualmente aos profissionais que se diferenciaram em suas atividades.

A primeira medalhista da noite foi a professora Aristéa Alves Azevedo, do Departamento de Biologia Vegetal, pelo Mérito em Ensino. A experiente docente que, até o momento, ministrou 8.829 horas de aula na UFV para 5.648 alunos, em 18 disciplinas, relatou sua história de mais de 50 anos de magistério, desde a fase de professora estadual do ensino fundamental e médio no Rio de Janeiro, até a chegada na UFV, em 1973, como primeira mulher docente contratada após a federalização da Universidade. Ela compartilhou a homenagem recebida com aqueles que fizeram parte de sua trajetória, como familiares, colegas, alunos e ex-alunos.

Um desses ex-alunos também foi homenageado: o professor Carlos Ernesto Gonçalves Reynaud Schaefer, do Departamento de Solos. Ele recebeu a medalha de Mérito em Pesquisa por sua liderança internacional na área de solos tropicais, de regiões polares e de ambientes de alta montanha, cuja produtividade científica é elevada e qualificada, destacando-se como pesquisador interdisciplinar e integrador. Com 245 projetos registrados na UFV, Carlos ressaltou “a imensa alegria e privilégio” de receber a homenagem junto com Aristéa, professora que o inspirou. Afirmou que “não atingiria o nível que tem se não fosse a UFV, instituição extraordinária que sempre mantém consistência e que sempre continuará a ter o seu papel na ciência”.

A medalha de Mérito em Extensão foi concedida ao professor Cláudio Coelho de Paula, do Departamento de Biologia Vegetal. Dentre suas ações de destaque está a implantação do Parque Interativo de Botânica (PIB) na UFV, o único espaço de ciências interativo de botânica do Brasil, inteiramente dedicado à extensão, com foco na melhoria do processo ensino-aprendizagem dessa área do conhecimento, para escolas de ensino fundamental e médio. Ele agradeceu a todos que “acreditaram em suas ideias e ajudaram a concretizá-las” e disse que recebe a medalha “com muita gratidão e respeito, com a certeza de que muito tem a fazer pela extensão na UFV e no Brasil”.

O servidor técnico-administrativo Francisco Chaves Rodrigues, conhecido como Chiquinho da Floresta, foi homenageado com a medalha do Mérito Administrativo. Recebeu a honraria por há 42 anos desempenhar a atividade de porteiro no Departamento de Engenharia Florestal, com dedicação, tendo sempre uma palavra de apoio aos estudantes e funcionários. Chiquinho lembrou do orgulho de fazer parte da UFV, instituição que o acolheu desde os 19 anos e onde as “pessoas trabalham com fé, força e coragem”. Habituado a reflexões, deixou a seguinte mensagem para o público da noite: “nunca desistam de seus sonhos, pois deles tiramos forças para continuarmos sempre uma nova caminhada”.

Medalhas Bello Lisboa e José Valentino da Cruz

Foram concedidas ainda medalhas para 126 profissionais, dentre professores e servidores técnico-administrativos. Conquistaram as medalhas Bello Lisboa, 38 professores que completaram 25 anos de efetiva dedicação, em tempo integral, às atividades acadêmicas e administrativas, e progrediram, por seus méritos, na hierarquia da carreira do magistério superior. Eles foram representados pelo professor Afonso Augusto Teixeira de Freitas de Carvalho Lima, do Departamento de Administração, que agradeceu à UFV pelos 39 anos de acolhimento como estudante de graduação, servidor técnico-administrativo e professor. Em seu discurso, afirmou que nas ocasiões em que se apresenta como docente da UFV em eventos “percebe um tom de referência, acompanhado de comentários elogiosos sobre uma instituição respeitada, com professores preparados, atualizados, experientes e fortes na pesquisa e na divulgação científica”.

As medalhas José Valentino Cruz (Candinho) foram entregues a 88 servidores, dentre homens e mulheres, com 30 e 25 anos de serviço, respectivamente. Silvânia Lúcia Andrade Jorge Valente, assessora administrativa e acadêmica do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), falou em nome de todos os homenageados e disse ser uma “grande honra representar seus colegas no aniversário da UFV, instituição que não é um simples estabelecimento de ensino superior do país, mas um modelo de ensino, de pesquisa e extensão, fruto dos três segmentos que a compõem”: estudantes, professores e servidores técnico-administrativos. Lembrou que os técnicos são “fundamentais e responsáveis pelo funcionamento e manutenção da Universidade, uma vez que todas as rotinas de gestão administrativa e acadêmica passam por suas mãos”, e a homenagem recebida representa o reconhecimento dos seus trabalhos.

Para o reitor Demetrius David da Silva, é uma satisfação participar de um momento festivo como esse, em que se agracia o que de mais valoroso a Universidade tem: seus colaboradores. Segundo ele, “não existe uma instituição onde o grau de comprometimento seja tão grande como o dos técnicos e docentes da UFV”, e todas as homenagens recebidas são “justas e merecidas”. Demetrius agradeceu aos homenageados da noite pela dedicação e empenho, e destacou que “as experiências, conhecimentos e ações dos professores e servidores técnico-administrativos são pilares de sustentação da Universidade”. Fazendo referência às palavras do ex-reitor, Edson Potsch, ressaltou que “a história da UFV é uma aventura bem-sucedida”. Por isso, “devemos estar sempre preparados para o que vier, para continuar a aventura que se iniciou com Peter Henry Rolfs, tendo o dever de preservar a Universidade e aperfeiçoá-la, enquanto instituição pública”. Ainda de acordo com o reitor, “se todos tivermos clareza do que é necessário, mas também do que é possível em cada momento, poderemos enfrentar as adversidades, e a trajetória da UFV continuará sendo uma aventura muito bem-sucedida”.

As fotografias da Sessão Solene podem ser conferidas neste link.