UnB – Pesquisadores mapeiam sistema de inovação brasileiro??

Precursor na área de Engenharia Biomédica e professor da UnB visitaram mais? de 20 estabelecimentos nas regiões Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul??

Convidados pelo Ministério da Saúde (MS), os pesquisadores John Webster, da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, e Ícaro dos Santos, da Faculdade de Tecnologia da UnB,?realizam análise do sistema de inovação tecnológica do país na área ?médica. Nas duas últimas semanas, os professores visitaram centros ?de pesquisa e indústrias brasileiras. Agora, os dois engenheiros devem? finalizar o relatório e encaminhá-lo para a Secretaria de Ciência,?Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) do MS.

“A gente quer ver como iniciativas financiadas pelo Ministério da Saúde se? inserem no contexto dessa avaliação”, conta Eduardo Jorge Valadares, ?diretor do Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde (Deciis)? da SCTIE. Valadares explicou que a iniciativa do ministério pode indicar? novos caminhos de atuação aos órgãos do governo e destacou a relevância do trabalho do pesquisador norte-americano na produção do relatório. “O projeto ?será feito à luz de todo o conhecimento que ele tem na área de Engenharia ?Biomédica e da capilaridade de seus trabalhos”, completa o diretor.

O brasileiro Ícaro dos Santos também contribuiu com a pesquisa do Ministério do Saúde com conhecimentos sobre a? realidade nacional.  Ícaro possui vasta experiência no desenvolvimento? de estudos em Engenharia Biomédica no Brasil. “As competências foram ?complementares”, define o professor da UnB. O conteúdo da pesquisa ainda é? sigiloso.

A passagem de Webster pelo Brasil foi concluída com a palestra realizada na?última sexta-feira (2), no Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da? UnB. O professor apresentou para uma plateia lotada, predominantemente de? engenheiros, os projetos biomédicos que deram a ele lugar de destaque no? mundo da inovação tecnológica. “O que eu vi foi suficiente para adquirir? novos pontos de vista”, afirma Pedro Henrique Aguiar, 19, aluno do 3º?semestre de Engenharia Mecatrônica. O jovem pretende utilizar as ?informações passadas pelo palestrante na elaboração de trabalhos mais aprofundados. “Na ?área de pesquisa, se você tem variados pontos de vista, é mais fácil? acrescentar algo nos seus trabalhos”, conclui o estudante.

Adlia Tavares – UnB

 

6 Ways to Dress yourself Slim
free games online Such fabrics as tweed

Pandora Jewelry can be worn whether or not you are superstitious
games online take it slow and start with just some nice plain options

5 Applications that Allow You To Create Cool Photo Effects in Facebook
cheapest flights you CAN do that with in season foods

Why do all shirts show boob
free online games How to Tell if Your Armani Is Fake

Mary Kate Ashley Olsen’s holiday line for J
jeux fr how to find a woman’s silk night-time attire

15 Earnings to Watch Next Week 1
miniclip how to become a trends structure

How To Stylishly Wear Women s Suits In The Office
kleider daguerreotype beautiful photos the long-established far

Obama’s Baby Steps Into White House
cool math Top 10 Overlooked Vampire Movies