Unicamp e Unesp são únicas brasileiras em lista de melhores universidades

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e a Unesp (Universidade Estadual Paulista) são as duas únicas brasileiras a aparecer no ranking das 100 melhores universidades do mundo fundadas há menos de 50 anos.

 

A Unicamp, de 46 anos, é a 44ª melhor. A Unesp (Universidade Estadual Paulista), com 36, quase fica de fora. Está na 99ª posição.

 

O ranking foi elaborado pela primeira vez pelo THE (Times Higher Education), um dos mais importantes institutos de avaliação do ensino superior no mundo.

 

Segundo Phil Batty, responsável pelo estudo, a exclusão das universidades com mais de 50 anos permite conhecer as “futuras Harvards ou Oxfords”, numa referência às centenárias escolas dos EUA e do Reino Unido que costumam liderar os rankings de melhores lugares para estudar no mundo.

 

O THE faz outros rankings. No mais conceituado e completo, que inclui todas as universidades do mundo e envolve 13 critérios de avaliação, a USP (Universidade de São Paulo) é a única brasileira. Na lista divulgada no ano passado, estava no 178º lugar entre 200.

 

Em outro, que mede a reputação de uma instituição entre professores e pesquisadores ao redor do mundo, também só a USP aparece, na faixa entre o 61º e o 70º lugar.

 

Esse novo ranking, das caçulas, usa os mesmos 13 critérios, que incluem número de alunos por professores, dinheiro investido em pesquisa, total de docentes e estudantes estrangeiros e publicação em revistas científicas.

 

A líder é a Universidade de Ciência e Tecnologia de Pohang, que fica na Coreia do Sul. Foi criada em 1986 com dinheiro de uma companhia de ferro e aço que, à época, era parte estatal, parte privada.

 

A universidade é privada, cobra cerca de R$ 17 mil de anuidade dos alunos de graduação e tem 3.000 estudantes. É totalmente focada em pesquisa.

 

A Coreia ocupa ainda o 5º lugar, com o Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia.

 

O Brasil tem motivos para comemorar –é o único país da América Latina no índice, e outros emergentes como Índia e Rússia estão de fora– e para se envergonhar: estamos longe do topo e atrás de países muito menores, como Cingapura (16º), ou também emergentes, como a Turquia (32º).

 

“É possível ter um otimismo cauteloso de que essas jovens universidades brasileiras irão, com o tempo, subir no ranking”, disse Bates à Folha.

 

Segundo ele, o que esse novo ranking mostra é que universidades pequenas, que focam seus investimentos em determinadas áreas, acabam se saindo melhor.

 

Outra brasileira de renome, a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) ficou fora do ranking porque, segundo o THE, não repassou os dados objetivos usados para análise e classificação.

 

Na segunda-feira, outra instituição, a QS (Quacquarelli Symonds), também do Reino Unido, divulgou o seu ranking das 50 melhores universidade do mundo com menos de 50 anos.

 

A Unicamp é a única brasileira, em 22º lugar.

 

Os dois institutos adotam critérios diferentes. Enquanto no THE a pesquisa tem peso maior, no QS conta mais a reputação de uma universidade no meio acadêmico mundial.

 

 

2 New Shirts for ‘Jurassic Park’ and ‘Mario Bros
free games online A fashion coordinator must possess fashion flair

Kim Kardashian tweets a Super Bowl bikini photo
mermaid wedding dresses our 80’s

spin on its leather goods
forever 21 The short break has no crease in the pant leg

Kohl’s Management Release December 2011 Sales
free online games members can choose tops

Which fashion jewelry accessories are most often worn
jeux which are trading at about

Searching out the Perfect Diamond Ring
games the results you see today are not reflective of that work

As an up and coming computer scientist
ballkleider a three ball sleeve with tee holder

Social Media Resolves Customer Service Problem
cool math games kathy wakile displays on the fashion express