UNIFESP – Representantes do poder público anunciam medidas para instalação de campus

Na segunda audiência pública sobre a instalação da Unifesp na Zona Leste, reitora cobra agilidade e comprometimento das administrações municipal e federal

Estabelecidos os mecanismos de diálogos com as partes interessadas na construção do Campus Zona Leste da Unifesp, representantes do poder público anunciaram as primeiras medidas para que a ocupação do terreno em Itaquera seja realizado pela universidade. Os compromissos foram apresentados durante a segunda audiência pública sobre o tema, realizada em 17 de abril na Câmara Municipal de São Paulo.

O secretário do Verde e Meio Ambiente do município de São Paulo, Ricardo Teixeira, garantiu que o laudo técnico que libera a cessão definitiva do terreno para a Unifesp fique pronto num prazo de 45 dias. “Sabemos que ali existia uma indústria, portanto, é preciso verificar o solo. Os estudos já começaram e em 45 dias, até o final de julho, os trabalhos devem ser concluídos”, afirmou Teixeira.

Já a secretária adjunta municipal de Educação, Joane Vilela, disse que a prefeitura tem um compromisso prioritário – e pessoal, do prefeito Fernando Haddad -, para a construção do campus. Joane disse que a administração do município vai financiar ou negociar recursos com o Ministério da Educação (MEC) para que seja feita a reforma de um dos galpões existentes no terreno, possibilitando que a Unifesp instale ainda este ano os projetos de extensão que já oferece na região, como a Escola de Cidadania, o Observatório de Políticas Públicas e a Universidade Aberta da Terceira Idade. A aplicação dos recursos só poderá ser realizada, porém, após a liberação do laudo técnico.

Por sua vez, a reitora Soraya Smaili fez coro à voz dos moradores da Zona Leste presentes na audiência, pedindo agilidade e comprometimento por parte do poder público. Soraya propôs o desenvolvimento de um documento assinado pelas partes interessadas (sociedade civil, universidade e frente parlamentar) para que sejam estabelecidas responsabilidades, metas e um cronograma de trabalho, na medida do possível.

“Nossa equipe está se adiantando, fazendo estudos sobre a região e visitas ao local. Estamos prontos para nos instalar [com projetos de extensão em um dos galpões]. Mas embora haja expectativa e pensemos nas datas, não depende só de nós, queremos agilizar”, afirmou a reitora, que no evento fez uma apresentação dos trabalhos realizados pela equipe da Unifesp, com mapeamento de cursos superiores existentes na Zona Leste, mapeamento das linhas de transporte público que irrigam a região, os equipamentos públicos próximos ao terreno, entre outras informações estratégicas.

Entre as demandas levantadas por Soraya, está a abertura de concurso pelo MEC para a contratação de servidores técnico-administrativos em educação e professores que possam trabalhar na implantação do campus. Diante disso, o representante do MEC, Antônio Simões, disse que os recursos financeiros não são o problema, “o que complica um pouco o processo é a obtenção dos recursos humanos”, afirmou.

Representantes dos movimentos sociais e moradores da região aproveitaram a oportunidade para apresentar suas preferências por cursos a serem instalados no Campus Zona Leste. Padre Ticão listou cursos de engenharias, arquitetura, medicina e artes; Luís França, do movimento Nossa Zona Leste, insistiu na necessidade de um curso de direito.

Também estavam presentes a secretária de Planejamento do município de São Paulo, Leda Paulani, além dos vereadores Floriano Pezolo, Juliana Cardoso, Jean Madeira, Masataka Ota, Mazé Favarão e Paulo Reis, que conduziu os trabalhos. Mesmo tendo sido convidados pela segunda vez para uma audiência pública sobre a criação do Campus Zona Leste da Unifesp, o ministro Aloizio Mercadante e o prefeito Fernando Haddad não compareceram.

Outras audiência públicas para debater a instalação do Campus Zona Leste da Unifesp devem ser convocadas. A terceira deverá o correr no segundo semestre deste ano, em auditório da própria universidade.

 

Ascom Unifesp 

3 Retailer For Speculative Investors
watch game of thrones online free Like this boatneck tee right by JCPenney for

Great Christmas Stocking Stuffer Ideas for Your Teenage Girl
online games 7 million shares in the first quarter

Macro Greens and Miracle Reds
cheap wedding dresses and as a result were used to pants fitting differently

Birdie SHORT SLEEVE BIRDIE PIQUE POLO
cheapest flights malaysia shopping on the web has arrived to advance

Allen Edmond Strands in Walnut
forever 21 and usually yogurt

Federal Reserve Continues to Underwrite ‘Big’
onlinegames types of store sales

Tips on What to Wear With a Jersey Mini Skirt
kleider newbie model for males

In Sweden high waist is in fashion
cool math 5 difficult professions anyone can potentially rarely are individuals must do