UNILA promove seminário internacional sobre biodiversidade e desenvolvimento sustentável da Amazônia

Foz do Iguaçu sediará, de 22 a 24 de abril, o Seminário Internacional Reservas da Biosfera, Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável da Pan-Amazônia. O evento é organizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), em parceria com a Unesco, o Ministério de Meio Ambiente da Espanha e a Universidade Federal do Pará (UFPA). As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail pedro.staevie@unila.edu.br.

Cerca de 35 especialistas de vários países irão proferir palestras durante o seminário. Entre os debates e os assuntos a serem apresentados estão a Amazônia no atual contexto internacional, a integração pan-amazônica, a mobilidade populacional em áreas de fronteira, as políticas de desenvolvimento e a construção de barragens.

No evento, serão apresentados os resultados dos trabalhos que vêm sendo realizados nas dez reservas da biosfera, localizadas no Brasil, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia, pelo projeto “Desenvolvimento sustentável do meio rural e conservação da biodiversidade nas reservas da biosfera da Amazônia”, conduzido pela UFPA. Reservas da biosfera são locais para promoção do desenvolvimento sustentável com base nos esforços de comunidades locais e conhecimentos científicos.

“A escolha da UNILA para organizar e sediar o encontro nasceu da proximidade da coordenação da cátedra da Unesco com o projeto de integração latino-americana da Universidade”, explica o professor Pedro Staevie, coordenador local do evento. “A Amazônia é uma das regiões mais críticas da América Latina e a UNILA tem especial interesse nos assuntos de integração latino-americana”, completa o docente.

Staevie lembra também que, em dezembro do ano passado, foi criado o Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Amazônia (NEIAM), um grupo de pesquisa da UNILA que tem por objetivo reunir professores, pesquisadores e estudantes para discutir, de forma abrangente, as principais questões relacionadas com a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento da Amazônia.

Ascom UNILA