UFRPE lança programa educativo para melhorar as relações entre homem e animais de estimação

No cumprimento do seu papel educacional no âmbito da responsabilidade socioambiental, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) lança o Programa Cidadania para Melhoria da Relação Homem-Animal de Estimação em Centros Urbanos. O programa consiste em diversas ações educativas de enfrentamento aos problemas que envolvem os animais, como os riscos para a saúde pública, o abandono e os maus tratos contra cães e gatos na Região Metropolitana do Recife.

A primeira ação do programa é o lançamento da Campanha contra a Permanência de fezes de animais em vias públicas, que mobilizará crianças e adultos, neste sábado (8/02), entre as 8h e as 16h, na Praça Souto Filho, também conhecida como Praça dos Cachorros e situada em frente à entrada principal do Parque da Jaqueira. A proposta é envolver as pessoas fazendo com que elas se tornem multiplicadoras e agentes sociais. O projeto, elaborado por docentes do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal (DMFA), tem apoio de várias empresas privadas (Royal Canin, Hospital Veterinário Harmonia, Hills e Bayer) e instituições públicas (CRMV, Anclivepa-PE e Emlurb), entre outros. Entre os slogans que vão ilustrar o material de divulgação da campanha, estão: “Calçada não precisa de adubo; recolha as fezes do seu cão”, “Recolha as fezes do seu cão e garanta a saúde da população” e “O bom cidadão recolhe as fezes do seu cão”.

Durante a as ações da campanha, os alunos e professores da UFRPE – sob a coordenação dos docentes Marcelo Teixeira e Anísio Soares – vão distribuir saquinhos e luvas biodegradáveis, além de materiais informativos e vermífugos. Na programação inicial, está prevista, nos próximos dias, mobilização durante o Carnaval, quando desfila o bloco fundado por médicos veterinários Me Dê seu Bichinho que eu Cuido, e um passeio ciclístico que culminará com intervenção no Marco Zero. Outros bairros e praças serão palco para as atividades da campanha, que também abordará a necessidade da criação de lixeiras adequadas ao descarte das fezes dos pets, tanto nas ruas quanto nos prédios e condomínios.

Um dos coordenadores do projeto, o professor Marcelo Teixeira acredita que a Universidade deve oferecer o conhecimento para além dos muros, cumprindo seu papel na conscientização social, ao lado das prefeituras e do Estado, que são responsáveis pela saúde pública. “Queremos envolver principalmente as crianças, nas quais é possível desenvolver o sentimento do cuidado e respeito aos animais”, ressalta.

A ideia geral do programa institucional é fomentar a conscientização da população acerca da guarda responsável de animais domésticos – que envolve controle de natalidade, vermifugação, vacinação, abrigo, entre outras questões. Para tanto, um dos focos do programa são as crianças, que terão oportunidade de vivenciar o conceito de guarda responsável por meio de palestras e intervenções lúdicas em escolas das redes pública e particular, com a participação de estudantes e docentes da UFRPE, além de grupos de teatro e arte-educadores.

CAMPUS – Além das iniciativas nas escolas e em locais públicos, o Programa Cidadania para Melhoria da Relação Homem-Animal de Estimação em Centros Urbanos contempla o Projeto de Controle dos Animais no Campus da UFRPE. O projeto surgiu da constatação do frequente abandono, no Campus-Sede, localizado no bairro de Dois Irmãos, de cães e gatos, que vão se reproduzindo e aumentando a superpopulação de bichos no campus.

Além dos riscos diretos e indiretos para a saúde das comunidades universitária e circunvizinhas, os animais abandonados no campus não recebem os cuidados essenciais à sua saudável sobrevivência – como talvez imaginem as pessoas que descartam os cães e gatos na Universidade. Trata-se, muitas vezes, de animais adultos e doentes, abandonados no Hospital Veterinário ou nos diversos prédios.

O projeto também prevê medidas como registro e castração dos animais residentes no campus, contudo o foco é prevenção do abandono. De acordo com a reitora, professora Maria José de Sena, por mais que se procure amenizar o problema, medidas como alimentar e promover eventos de adoção, embora importantes, são paliativas e, por vezes, até estimulam o abandono. “Nosso papel é a parte educativa, a conscientização para a raiz do problema, que são as consequências de abandonar os animais, seja no campus ou nas ruas. As pessoas devem compreender que, além de provocar o sofrimento dos animais, estão prejudicando a saúde pública”, enfatiza.

Asom UFRPE

Versace announces collection with H will be
watch game of thrones online free fragrant oil directly onto damp skin

Never be over or under dressed for any occasion again
free games online top pore minimizers

Fashion History of Bbw and Plus Size Women
games online Something amazing is happening and I’m part of it

Last Stand Runway Show Photos
cheap wedding dresses jg durand features very layout style

Star Wars Clone Wars Grievous Spinning Lightsaber
jeu gratuit barbie clothing fashion fairytale online video get-together

Reviews on Successful Road of Monster Beats Studio Headphones
miniclip the ARL 24 Sphinx

10 Hot Celebrity Kids And Why You Might Have a Shot
kleider 1 million collectively owning just over 15

W 2009 The Newest Products are Put Into Market
cool math games If you’re choosing this bridal runway inspired style