Nesta terça-feira (13), a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul formalizou parceria com a Associação de Recuperação, Conservação e Preservação da Bacia do Guariroba (ARCP Guariroba). Assinaram o protocolo de intenções a vice-reitora Camila Ítavo e o presidente da ARCP Guariroba, Claudinei Menezes Pecois.
“Quero agradecer todos os pesquisadores e acadêmicos que já realizam um excelente trabalho junto à Associação. É fundamental para a Universidade estabelecer uma conexão, um diálogo com a sociedade, nesse caso, especificamente com os produtores da região. O conhecimento produzido aqui precisa ser irradiado, principalmente, para que o nosso papel seja compreendido e legitimado. Queremos cada vez mais aumentar parcerias e, por meio delas, contribuir para encontrar soluções para os problemas apresentados pela comunidade. Temos técnicos, professores e estudantes qualificados para isso”, destacou a vice-reitora.
Para o presidente da ARCP Guariroba, os estudos que já vem sendo desenvolvidos há anos na região, quer seja sobre recuperação do meio ambiente, sobre água subterrânea e superficial, tem ajudado na transformação da bacia em uma área protegida, servindo também como modelo para outras áreas. “O apoio de toda a equipe é primordial para que isso aconteça. Por isso gostaria de agradecer a todos os envolvidos”, ressaltou Pecois.
“Precisamos fortalecer nossas parcerias, pois elas são importantes também para promover maior qualificação dos estudantes. Gostaria de agradecer, especialmente, a Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais, por ter agilizado e dado o suporte necessários para que esse protocolo de intenções fosse firmado, hoje”, pontuou o diretor do Instituto de Biociências (Inbio) Albert Schiaveto de Souza. A professora Letícia Couto Garcia, coordenadora do Laboratório Ecologia da Intervenção (LEI/Inbio), agradeceu a Associação pela parceria e disse que tem sido uma satisfação trabalhar com os produtores rurais. “É preciso destacar a participação dos produtores, pois, além de permitirem nosso acesso às áreas, contribuem muito para o andamento dos estudos”, falou.
A cerimônia aconteceu na Sala de Atos da Reitoria e contou com a presença de pró-reitores, dirigentes de unidades, pesquisadores e acadêmicos, além de representantes da ARCP e produtores.