12% dos programas de pós no Brasil têm nível internacional

De um total de 3.337 programas de mestrado e doutorado no país, apenas 12,2% (406) possuem qualidade de nível internacional: esse grupo recebeu nota 6 ou 7 em avaliação feita pela Capes (autarquia do Ministério da Educação responsável pela pós-graduação).

O balanço faz parte de avaliação trienal realizada pelo órgão e divulgada nesta terça-feira (10). As notas variam entre 1 e 7 e são elaboradas com base em critérios como formação do corpo docente, infraestrutura e número de artigos publicados em periódicos, por exemplo.

O percentual é levemente superior ao percentual de programas com mesma nota em 2010, quando a última avaliação foi feita. Na ocasião, 11,8% dos 2.718 programas receberam conceito 6 ou 7.

No outro extremo, cursos com nota 1 ou 2 são considerados de má qualidade. Alunos já matriculados nesse programas terão o diploma reconhecido nacionalmente, mas a partir de agora eles não poderão ser ofertados novamente. As instituições recebem as notas nesta semana e podem apresentar recurso.

Em 2013, 1,8% dos programas (60) receberam nota 1 ou 2. Em 2010, o índice foi de 2,2%. A lista de notas de mestrados e doutorados de todo o país deve ser publicada ainda hoje no site da Capes. Apenas os 60 programas com avaliação ruim não serão divulgados –o MEC aguardará o prazo para apresentação de recurso para publicar essa relação.

REGIÃO NORTE

Entre todas as regiões, apenas o Sudeste registrou evolução do número de programas abaixo da média nacional. Enquanto o país registrou um aumento de 23% (de 2.718 programas em 2010 para 3.337 em 2013), a região teve crescimento de 14%. Apesar disso, o Sudeste ainda concentra a grande maioria dos programas no país (1.560).

O Norte foi a região com maior salto do número de programas: de 121 para 170 em três anos (índice de 40%), seguido do centro-oeste (37%) e nordeste (33%).

“Estamos tendo uma importante desconcentração [para] o Centro-Oeste, Norte e Nordeste, áreas mais carentes no ensino superior em geral. Isso é muito importante pra gente manter a expansão da graduação”, disse o ministro Aloizio Mercadante (Educação) em coletiva de imprensa.

EVOLUÇÃO

Mercadante elogiou os resultados da avaliação trienal. Ele ressaltou que, entre 2010 e 2013, 69% dos programas mantiveram anota nesse período, 23% registraram aumento e 8% tiveram queda no conceito.

“O sistema como um todo evoluiu em direção à qualidade. (…) O programa está numa forte expansão e numa trajetória de melhora”, afirmou.

 

Flávia Foreque – Folha de São Paulo

Lady Love Cartier Mobile Phone Like Cartier V8
free games online On May 17

Six Reasons to Like Pluristem Therapeutics
cheapest flights It only can allow some girl things

What Not to Wear to a Nightclub
forever 21 Gary Bauer resigned to run for the American Presidency

How to Find Designer Sample Sales in Los Angeles
onlinegames On the merchandise front

The ultimate retreat for health and wellness
jeux fr as most of the men are sexually aggressive towards Yuki

A List of Cheap Mattresses Available in the Market
games teen magazines address issues such as fashion trends and

How do I wear boyfriend jeans
ballkleider ensuring presentation is representative of the brand

Top 10 Geeky Dating Mistakes us Geeks make
games obtaining college level education makes job hunting more successful