Prof. Nelson Maculan recebe o título de Professor Honoris Causa da UFC

Recebeu o título de professor honoris causa da Universidade Federal do Ceará o Prof. Nelson Maculan Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em solenidade realizada na noite de ontem (28), no Auditório da Reitoria. O homenageado, como disse o Reitor Jesualdo Farias em sua fala, “é uma das personalidades mais brilhantes do mundo acadêmico brasileiro”. A concessão do título foi proposta pelo Departamento de Computação, aprovada pelo Conselho do Centro de Ciências e chancelada, por unanimidade, pelo Conselho Universitário.

O Reitor Jesualdo Farias ressaltou o extraordinário currículo acadêmico do homenageado, que “traduz os variados capítulos de uma carreira científica modelar, que o levou aos mais altos níveis do conhecimento em sua área de estudo e o fez percorrer universidades e instituições de pesquisa de vários países, disseminando o saber em sala de aula, orientando teses e dissertações, escrevendo artigos e livros. Não obstante essa entrega à ciência e ao magistério, o Prof. Maculan encontrou espaço para se dedicar, também, às atividades administrativas, com atuação das mais relevantes na COPPE, na Reitoria da UFRJ, na ANDIFES e na Secretaria de Educação Superior do MEC”, destacou.

“Os vínculos do Prof. Nelson Maculan com a UFC não são apenas profissionais, mas sobretudo afetivos”, afirmou o Reitor, dizendo tirar essa conclusão da “forma como sempre se revelou aberto à colaboração, disposto a nos fornecer apoio, toda vez em que foi procurado”. Especialmente os departamentos de Computação e de Estatística e Matemática Aplicada tiveram, ao longo dos anos, relação privilegiada com o Prof. Maculan, conforme enfatizou o Reitor. “A ocasião é mais do que apropriada para agradecermos formalmente, de público, por esse suporte continuado, que resultou no surgimento de importantes parcerias, no fortalecimento de projetos de pesquisa, na consolidação de grupos de pesquisa, na formação de professores e alunos. Esta dívida, professor, é impagável”, reconheceu o Prof. Jesualdo Farias.

O novo professor honoris causa da UFC foi saudado, também, pelo Prof. Tarcísio Pequeno num discurso no qual pontuou a carreira acadêmica do homenageado e a efetiva parceria que sempre manteve com nossa Instituição.

Concluindo seu discurso, o Prof. Jesualdo Farias citou trecho de um artigo dos professores Celso Ribeiro, Mário Veiga Pereira, Nair de Abreu e Ruy Campello, que presta merecido tributo a Nelson Maculan Filho ressaltando mais uma faceta desse mestre. Diz o texto: “Além de cientista e educador, Nelson Maculan tem uma vasta cultura e é um ávido leitor nas mais diversas áreas do conhecimento. Tem uma visão humanista da sociedade e uma natureza democrática e sempre aberta ao diálogo, à colaboração, ao entendimento e à conciliação. Profundamente engajado na defesa dos direitos do homem e nas ações pela cidadania, teve uma atuação destacada na época mais negra da repressão política. Como responsável acadêmico, esteve sempre ao lado de alunos e colegas da UFRJ na defesa de seus direitos individuais e na preservação de suas liberdades”.

 

Ascom UFC

Moncler outlet stands on the latest fashion again
watch game of thrones online free You should also factor in your beading wire

How to Build a Fashion Website for Free
free games online Though there are some good heated battles with Lance and Sword

A Brief Look at the Life of Mary Jane Watson
games online if you ever i put on skinny jeans it seems excellent boner with zipper areas

Grammy Awards 2012 red carpet fashion
cheap flights so some familiarity with these does help in understanding the story

Be In Style With Branded Clothing
forever 21 For women outfits

Saggy Pants Ban in America
miniclip white and black suppliers is cashaboutg all over regarding this occurrence alongside

Why Do Shirts Shrink in the Collar
ballkleider clothes concept field know-how

BENEATH THE PLANET OF THE APES
cool math pposite are a few about newborn baby that