2015: muitos desafios, muitas realizações para a FURG – Reitora Cleuza Sobral

Ao longo dos seus 46 anos, a Universidade Federal do Rio Grande – FURG vem ampliando sua presença nas comunidades do Rio Grande do Sul, com ações de ensino, pesquisa e extensão universitária. Nesse contexto, 2015 pode ser considerado um excelente ano, com muitos desafios e também muitas realizações da Universidade, com destaque para a efetivação de ações estruturantes para o planejamento futuro da FURG.

Conquistamos neste ano a liberação das licenças ambientais para os câmpus Carreiros, Santa Vitória do Palmar e Santo Antônio da Patrulha. Foram concluídas obras fundamentais para o dia-a-dia da Instituição, como a Casa do Estudante II, a duplicação da via de acesso ao Carreiros e o prédio que já abriga as quatro pró-reitorias – Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação, Extensão e Cultura e Assuntos Estudantis, todas com atuação direta junto aos acadêmicos. Desta forma, os nossos estudantes não precisam mais se deslocar de um prédio a outro quando necessitam tratar de assuntos em pró-reitorias diversas.

Também em 2015, pudemos consolidar os câmpus fora de sede, implantando novos cursos de graduação, estrutura administrativa, escolha dos primeiros diretores, novos técnicos administrativos em educação e docentes para dar mais qualidade às ações nestes câmpus.

Um capítulo especial dessa história cabe ao nosso Hospital Universitário Miguel Riet Correa Junior. Referência na região em várias especialidades, o HU vinha enfrentando momentos difíceis com a falta de reposição de pessoal. A assinatura de contrato com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh permitirá a gestão compartilhada e já garantiu a liberação de 1.043 vagas para novos servidores por concurso público, além da primeira parcela, de R$ 340 mil (serão oito parcelas no total) para garantir a abertura, ainda em 2015, da UTI Pediátrica, motivo de campanha comunitária iniciada há 10 anos pelas Amigas do HU.

Já estamos com 59 cursos de Graduação, número que deve subir para 61 em 2016, na modalidade presencial. A educação a distância possui cinco cursos de Graduação e sete especializações em 21 polos de EaD.
Na Pós-Graduação, 2015 trouxe a aprovação e encaminhamento de seis novos cursos, consolidando uma política de qualificação da qual a FURG sempre se orgulhou – e com muitos motivos. A FURG possui 158 grupos de pesquisa nas mais diversas áreas do conhecimento. Estamos no momento, em plena discussão na comunidade universitária, de dois documentos que vão balizar as ações na FURG na relação com as comunidades: as políticas institucionais de Extensão e Cultura e de Comunicação. Na área cultural, também a FURG consolida sua presença, com grande ampliação das ações graças à aprovação de projetos em editais de âmbitos interno e externo.

Não podemos deixar de citar a internacionalização da nossa Universidade. Temos convênios hoje com 45 instituições de 17 países, permitindo o intercâmbio de saberes e conhecimentos, por meio de nossos estudantes e docentes.

Podemos dizer que a FURG, aos 46 anos, não esqueceu seus sonhos adolescentes, nem envelheceu precocemente. Está, com toda a energia de seus estudantes, docentes e técnicos, em busca de aperfeiçoamento constante. E esse aniversário merece muito ser comemorado, ainda que o período seja de ajustes e desafios, pois a luta por melhorias e a superação fazem parte do aprendizado de todos nós.
Parabéns a toda a comunidade universitária da FURG pelos 46 anos!

Cleuza Maria Sobral Dias – Reitora FURG