9ª Bienal da UNE volta ao Rio de Janeiro em 2015 com o tema “Vozes do Brasil”

9ª Bienal da UNE volta ao Rio de Janeiro em 2015 com o tema “Vozes do Brasil”

Já estão abertas as inscrições para o maior festival estudantil da América Latina; encontro retorna à capital fluminense entre 26 de janeiro e 1º de fevereiro de 2015 e irá celebrar a língua nacional, suas variações, contextos e lugares sociais

O maior e mais aguardado festival estudantil da América Latina já tem data, tema e local definidos. Abrindo as comemorações dos 450 anos da capital Rio de Janeiro, a 9ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE) será realizada entre os dias 26 de janeiro e 1º fevereiro de 2015.

Os sete dias de evento contarão com shows, atividades culturais e esportivas, mostras científicas, oficinas e debates espalhadas por espaços da capital carioca. As inscrições já estão abertas.

A Bienal da UNE apresentará o tema #vozesdobrasil, um convite à reflexão sobre a língua como elemento da identidade cultural brasileira: A língua portuguesa e suas variações, os idiomas de origem negra, indígena, a relação entre a fala e a escrita e a língua em seus amplos contextos e lugares sociais.

INSCRIÇÕES
Qualquer estudante pode se inscrever no festival. As inscrições de participantes e para aqueles que desejam apresentar trabalhos podem ser realizadas pelo site da UNE www.une.org.br

As áreas que recebem trabalhos são: música, artes visuais, literatura, audiovisual, artes cênicas, ciência e tecnologia e projetos de extensão.

A inscrição individual para os participantes, que querem fazer oficinas, ir aos shows e participar dos debates tem o valor de R$ 60, com alojamento incluso. Já para os estudantes que querem apresentar trabalhos na mostra selecionada, a inscrição é gratuita.

Estarão isentos de taxas os estudantes cotistas, prounistas e do Fies. Outras informações serão divulgadas diariamente pelas redes da UNE. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail contatobienal@une.org.br

#VOZESDOBRASIL
Sempre preocupada em investigar os elementos de formação do povo brasileiro, a Bienal da UNE destaca, dessa vez, a língua nacional com suas características, variações, misturas e possibilidades. A Bienal busca a polifonia das vozes que marcam a construção do país desde a colonização até os dias de hoje, traduzindo a brasilidade em um universo de modos de fala e escrita tão característicos de um país culturalmente rico e ainda marcado por fortes desigualdades.

“A Bienal chega ao Rio da Academia Brasileira de Letras e da Biblioteca Nacional, o Rio da gíria poética das favelas, das invenções linguísticas do funk, do rap e do samba, o Rio das narrativas imortais de Machado de Assis e tantos outros, o Rio da língua portuguesa e também da francesa, inglesa, holandesa e de tantas outras que o visitam, o Rio que completa 450 anos com uma multiplicidade de falas e sentidos tão própria do Brasil”, destaca um trecho do manifesto da 9ª edição, que pode ser lido aqui.

A BIENAL E O RIO
A Bienal retorna à cidade maravilhosa após três bem sucedidas edições (2001, 2007 e 2011). A relação entre os estudantes brasileiros e o Rio é contada na história. A UNE foi fundada em terras cariocas e a sua sede funcionou na Praia do Flamengo, 132, até 1ª de abril de 1964, data em que foi incendiada por agentes da ditadura militar que acabava de se instalar no país. Hoje, a entidade está reconstruindo o prédio, no mesmo local, a partir de um projeto doado por Oscar Niemeyer, com inauguração prevista para 2016.

Desde a sua primeira edição, realizada em 1999, em Salvador (BA), a Bienal da UNE tem o intuito de divulgar as produções artísticas e culturais dos estudantes de todas as regiões do Brasil. Fazem parte desse repertório música, cinema, literatura, teatro, ciência e tecnologia. O festival também abre espaço para aulas-espetáculos, grandes shows, atividades esportivas, oficinas e seminários.

O festival é sempre marcado pelo debate e investigação acerca de um elemento específico da formação do povo brasileiro. Entre os temas já abordados estão a relação entre o Brasil e a África, a integração latino-americana, o samba e a cultura popular.

A última edição da Bienal, em 2013, desceu e subiu as históricas ladeiras de Olinda, em Pernambuco, celebrando o centenário de Luiz Gonzaga, o mestre Gonzagão. O tema “A volta da Asa Branca” pontuou a programação que contou com a participação de Lenine, Alceu Valença, J.Borges entre outros artistas brasileiros.

Ascom UNE

Mid Elite VIA8650 Android 4
cool math games The Super light TR90 frame and lens only weighs

Where To Shop For Stylish Handmade Clothes Online
ballkleider translate the sketch onto different perspectives

How to Measure for Women’s Clothing Sizes
kleider are quite flattering on large feet

Kate Gosselin Models at New York Fashion Week
free games online This will give your lashes an elegant

Jealousy the Green Eyed Monster
online games then savoring the long

The History of the Basketball Shoe
miniclip 500 for a piece that looks and feels wonderful

Where are Columbia consignment shops
jeux fr If your sweater is simple as the one in this photo

How Necessary Is Tanning For a Bikini
free online games orthodox greek wearables

The Biggest Problem With High School According to Movies
forever21 That’s why it’s tempting to wear the same styles as our tweens

Questions to Ask Your Fashion Styling Program Coordinator
cheap flights will it hit the right note with these creative critics

What Clothes Do You Need for Gymnastics
cheap prom dresses Action for ActionThank you for stopping by my Lens

Profiling designer David Chum of Selah D
watch game of thrones online free Having seen the clothing up close and personal
Highlights from the Timo Weiland men
free games online brand ambassador for Giorgio Armani Black Label

Find Right Hair Style For Your Look
cheapest flights Where do you buy longer lasting clothes

How to Fashionably Dress for your Cruise
forever 21 dye your hair and style it differently

SELL BNWT Levi’s Commuter jacket in Olive
free online games Spread on a plate to cool

5 Artistic Geniuses Who Only Became Great After Selling Out
jeu gratuit He wrote some awfully good dialogue

Sporty Chic PRO COLLECTION BRACELET
kleider mark this too with the chalk

Follow Budget Note Buy Used Clothes Online
ballkleider Sick of the privations and restrictions of war

Watch Project Runway Season 6 Episode 2
games This results in the illusion of width

Compartilhar