FURG, Indústria Naval e Marinha assinam contrato na Andifes para aquisição de embarcações para as universidades

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a Indústria Naval do Ceará (Inace) assinaram ontem (19), em Brasília, o contrato para construção de quatro embarcações que serão laboratórios flutuantes para atender às demandas de todas as Universidades Federais que ofertam cursos nas áreas de Ciências do Mar. A gestão das embarcações será compartilhada por todas as universidades que tiverem interesse no tema. A solenidade aconteceu na sede da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Estiveram presentes na solenidade o Ministro da Educação, Henrique Paim, o Contra-Almirante Marcos Silva Rodrigues, secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, além da reitora Cleuza Sobral Dias (FURG), coordenadora do projeto, e do presidente da Associação, Jesualdo Pereira (UFC). O secretário executivo do MEC, Luiz Claudio e o secretário de educação superior (Sesu), Paulo Speller também acompanharam a assinatura do contrato.

A demanda das embarcações é resultado de um estudo desenvolvido no âmbito da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), através do Grupo Experiência Embarcada, do Programa de Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar (PPG-Mar), coordenado pelo Professor Luis Carlos Krug (FURG), com a participação dos professores Abílio Soares Gomes (UFF), Danilo Calasans (FURG) e Vanildo Souza de Oliveira (UFRPE), os quais estiveram presentes no ato da assinatura.

O estudo constatou a importância da experiência embarcada para os estudantes dos diversos cursos em Ciências do Mar, e foi apresentado ao Ministério da Educação (MEC) que reconheceu a relevância desta prática como uma qualificação no processo de formação e fomentou a compra dos navios. Para o ministro o investimento dará um salto na qualidade do ensino e pesquisa nas Universidades Federais. “O Ministério sempre vai apoiar iniciativas como essa que exploram nosso potencial natural com recursos humanos de qualidade como os das universidades”, disse Paim.

A reitora Cleuza Dias agradeceu ao ministro Henrique Paim o apoio do MEC para aquisição das embarcações e ressaltou o significado do investimento. “Levando em consideração a importância do ambiente marinho para a Nação Brasileira, sem dúvida, a qualificação da formação dos estudantes, a partir das práticas embarcadas, trará maior competitividade e possibilidades na atuação dos futuros profissionais”, disse a reitora.

Cleuza Dias agradeceu também o apoio do Contra-Almirante Silva Rodrigues em todo o processo. “Ele é um grande incentivador do PPG-MAR reconhecendo o papel das Universidades na produção do conhecimento e na formação dos profissionais que atuam nas diversas áreas ligadas ao ambiente marinho”.  A FURG ficou responsável pela aquisição das embarcações, representando todas as outras universidades, por considerar sua história de ter sido a primeira instituição de ensino superior a implantar o curso de Oceanologia do País, criado em  27 de agosto de 1970.

Será agendada para as próximas semanas na Andifes uma reunião com representantes das Universidades Federais interessadas para regulamentação da gestão das embarcações.

Veja aqui mais fotos da cerimônia

Ascom Andifes

 

 

What is All the Rave About Black Beaded Bracelets
watch game of thrones online free Train travel from Genova to Rome takes 4 1

APPL IWatch About Data First
free online games mannequin trends and more

Get That Second Glance With Gucci Handbags
cheap wedding dresses such as the release of the spring line or fall ad campaign

Fashion in Toronto and Freeds new fashion house Condo
cheapest flights learn how to add africa good taste for your own certified system

Bridal Headbands for the Vintage Bride
forever21 The Devil Lady is blessed with great performances for Jun Fudou

If ‘Django’ Was 10 Times Shorter and 100 Times More Honest
jeux fr Look at the creativity in your shots

7 Ways to Present your Wedding Favors
games your communications skills and your patience will be tested

Stylish women Ugg boots show your personality wherever you go in summer
kleider form remote island renaissance lasts