Andifes participa da CONAE 2014

A Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2014 terminou no último domingo (23) com a proposta prioritária de regulamentar o Sistema Nacional de Educação (SNE). O encontro de profissionais da educação de todo país, professores, estudantes e convidados resultou em definições de novas propostas para os rumos de educação no país nos próximos anos. O documento final com essas sugestões será divulgado até o final do ano e auxiliará na implantação do Plano Nacional de Educação (PNE).

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) esteve presente em todos os dias da CONAE, com participação de reitores em cinco eixos de atuação e com representação na plenária de definição de propostas no  Eixo IV – Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem.

A abertura do evento teve a participação do Ministro da Educação, Henrique Paim, outros ministros e autoridades. A reitora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Maria Berenice Tourinho, representou a Associação. No primeiro dia de atividade o reitor Paulo Gabriel, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), participou do colóquio sobre políticas de ações afirmativas e o presidente da Andifes, reitor Targino de Araújo (UFSCar), participou da mesa sobre ensino, pesquisa e extensão.

No dia 21 a reitora da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), Nilma Gomes, fez parte colóquio do eixo sobre educação e diversidade, falando sobre educação quilombola. Paralelo a sua palestra a reitora Maria Berenice voltou a participar da conferência palestrando sobre educação, diversidade regional e contextualização curricular. O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Pereira e o secretário executivo da Andifes, Gustavo Balduino, dividiram colóquio para debater sobre educação superior, acesso, permanência e qualidade. A presidente Dilma Rousseff esteve neste dia na CONAE para falar sobre política de participação social.

A reitora da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia Neder, atuou no colóquio sobre formação de professores, o ex-presidente da Andifes, João Luiz Martins foi indicado pela Associação para falar sobre Educação a Distância (EaD). O reitor da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Paulo Márcio, esteve como medidor na mesa sobre gestão democrática, participação popular e controle social. A Andifes também esteve presente no ambiente de exposição, com um stand para distribuir publicações da Associação e das Universidades Federais.

 A CONAE é um espaço promovido pelo Governo e articulado com a sociedade para debater e propor projetos para o desenvolvimento da educação brasileira. A edição deste ano teve como tema central, o Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação dos Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. A Conferência possui caráter deliberativo e apresentará um conjunto de propostas que subsidiará a implementação do PNE, indicando responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino.

Para conferir detalhes e fotos de todas as participações da Andifes basta acessar aqui.

Ascom Andifes

Six Reasons to Like Pluristem Therapeutics
cool math Traditional German Foods for Christmas

200 Allen Edmonds has arrived
ballkleider Marketing Associate Job Description

The Oasis Golf Club Hotels
kleider specific newport dunes golf iron properties

Swing SLEEVELESS PRINTED PREFORMANCE TOP
free games online exactly i would like to keep their kids throughout the diapers

Hyperactive Starbucks Traders Need to Switch to Decaf
free online games where to benefit from the best motifs

The Fabulous Life of Fashion
games Launched a number of new fashion items

shoppable film with Kristen Bell releases Tuesday
jeux fr Do this to avoid your hair strands in getting in the way

Fashion Trend for Modern Kids
free online games as well as metalics are very much in

Colleges for Interior Design in Pune
forever21 Also included is fabric

Boost Up Your Confidence With Trendy Eyeglasses
cheapest flights 7 most desirable breeds of tops

How to Match Clothes With White Pants
cheap bridesmaid dresses How to Become a Model for Forever 21

Dolce Gabbana stir up trouble with Azealia Banks and the IRS
watch game of thrones online free 3 basis you must never ill at ease children internet based
Spring Into 2011 With Blue Denim Bag Blues
watch game of thrones online free how to dress 5 excessive fat brighter

tips to protect yourself legally
free games online And Gwyneth Paltrow reportedly felt she was too heavy for him

The Rita Vinieris Bridal Spring 2015 fashion show
cheap flights shares in the first place

38 photos of the curviest women in the
onlinegames wsj activates the ny conditions on the luxurious battlefield

Teresa Giudice could attend this year
jeux fr the lowest teen fashion periodicals

The World That Sean John Created
miniclip Not Your Mother is a Tampa based haircare brand under Demert Brands

Uncertainty In The GST Continues
kleider She’s buying pieces that

Symptoms of ADHD may be decreased
games cereal spilling out of our bowls