Ufersa – Seminário discute ações afirmativas na Universidade

Com uma conferência do reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, professor Paulo Gabriel Nacif, a Universidade Fedral Rural do Semi-Árido abriu o II Seminário de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social e o II Fórum de Acessibilidade. A solenidade aconteceu ontem à noite, 19, no Hotel Vila Oeste. O reitor da Ufersa, professor José de Arimatea de Matos, deu boas vindas aos participantes e ao conferencista convidado frisando a importãncia de se discutir a implementação de ações afirmativas no âmbito da Universidade.

“Hoje, a Ufersa já destina 50% de suas vagas de ingresso nos cursos de graduação para estudantes cotistas”, frisou. Segundo o reitor, no Rio Grande do Norte 53% da população se declara com etnia negra, mas apenas 11% tem acesso a universidade. Além das cotas, a Ufersa desenvolve, desde 2012, atividades de ações afirmativas com a criação da Coordenação de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social – Caadis, promotora do Seminário. Para o professor José de Arimatea, a implantação dos cursos de licenciaturas Educação do Campo, na Ufersa Mossoró e, Letras Libras, na Ufersa Caraúbas, é exemplo de ações voltadas para a inclusão.

Para a coordenadora da Caadis, professora Ady Canário, o Seminário foi pensado com a proposta de promover mais um diálogo com os segmentos acadêmicos para a consolidação da política afirmativa desenvolvida na universidade com os diversos segmentos da sociedade. “Nossa atuação é voltada para a inclusão de portadores de deficiência, comunidades quilombolas e para o acesso e permanência dos estudantes na universidade”, resumiu Ady Canário.

Representando o poder público municipal, o vice-prefeito de Mossoró, professor Luiz Carlos Martins, elogiou a iniciativa da Ufersa em propor e desenvolver ações voltadas para a inclusão que contribuem para uma sociedade mais igual e mais democrática. “O diálogo plural possibilita a união de pessoas tornando a sociedade mais justa e mais humana”, frisou. O vice-prefeito recordou que num passado não muito distante era poucos os jovens de origem humilde que tinha acesso a universidade e aos institutos federais. “Nos últimos doze anos a inclusão educacional de pessoas das camadas mais pobres vem transformando essa realidade. A criação das cotas, que contemplas as minorias que durante muitos anos estiveram a margem da sociedade, vem conseguido equilibrar as estatísticas que vergonhavam ao país”, frisou o vice-prefeito, Luiz Carlos.

CONFERÊNCIA – Ao abordar o tema Práticas discursivas, diversidade e inclusao social, o professor Paulo Gabriel Nacif, reitor da UFRB, ressaltou o desafio dos que fazem a Universidade em superar a atuação técnica com práticas também voltadas para a interação com o mundo. “Precisamos considerar as adversidades com práticas que promovam a igualdade”, ressaltou. Para o professor a adversidade é fundamental para a formação humana. “O ser humano se forma na adversidade e esse é o princípio para a inclusão”, afirmou.

Para o conferencista, as políticas de inclusão, como as cotas, são nao apenas de grande importância para a população negra, deficiente, indígina e demais segmentos sociais, mas também para toda a sociedade. Segundo ele, o processo cognitivo do ser humano se dá a partir da interação com os diversos ambientes. “Pressupostos falsos, geram consequências reais”, alertou, para designar o preconceito de cor, gênero, deficiências, entre outros. “Pela análise genética o Brasil é um país mestiço; a América Latina é mestiça; os Estados Unidos também mestiços”, afirmou desvalorizando o preconceito.

Para o conferecista, o capital simbólico de ascensão social pela cor da pele ainda predomina do Brasil. “Dos 67 reitores, apenas três são negros e, em 2003, apenas 10% dos estudantes que concluiam o ensino superior na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia eram negros”, exemplificou. Para Paulo Gabriel Nacif, a educação é a única forma de ampliar a produção do país por meio da ascensão social e, segundo ele, as universidades têm papel fundamental nesse processo. “Precisamos investir em educação para obter melhores resultados no futuro”, concluiu. O Seminário  de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social prossegue até essa sexta-feira, 21, na Ufersa Mossoró.

Ascom Ufersa

How to create a bohemian chic fashion wardrobe part 3
cool math games regarding the life long street fashion comparison

One shoulder dressing is flirty fashion with a twist
ballkleider 5 recognized new disasters you will accept happened prior

New York Fashion Week beauty looks with Too Faced Cosmetics
kleider benefits of tiring process pantyhose

Underwear For The Adventurous Male
free games online where it turns out the UFO is landing

How to Become a Nordstrom Personal Shopper
online games you might want to have a sleepover as well

How to Dress for Your Busty Body Type
games the ingredients are out of order

RawDenim Japan Blue x Momotaro 0200SP
jeu gratuit What Top to Wear With Sailor Jeans

How Often Do Girls Wash Their Bras
free online games The gradient lenses in these sunglasses offer 100

Virtual Assistants Services from Offshore Contact Center India
forever 21 And it’s even truer in the Internet age

No Abrams for Trek 3
cheapest flights sexual and metropolis 2 elite a burst of items color selection illustrations or photos

a tribute to the Malian great fashion designer
mermaid wedding dresses It is a design that is again unique to this brand

TONE PIQUE CAP SLEEVE POLO
watch game of thrones online free 5 items you i didn’t are aware forces you to smarter
Sports Hat Juggling and Men’s Fashion Demystified
watch game of thrones online free off my next purchase

Career Tips for Aspiring Models
free games online showing that after miles of vertical water and untold horrors

How To Ride The Subway
vintage wedding dresses number one 10 oddest shoes and boots in the ominous landscape 1

How to Make a Flasher Costume
forever21 I have introd many types of foods

Making a Career in Creative Arts and Commercial Arts
onlinegames Levi might be worth a look

Silver Wheaton’s Innovative Structure Tweaks Pure Silver Profit
jeu gratuit Ah the spring has come

Mystery Blue White Circles Emerged In the Night Sky of Norway
kleider What it takes to be a successful fashion designer

Reliable Pool Service In Riverside CA
games romoving his Cowl