Ufal lança Programa para Qualidade e Excelência da Pós-graduação

O professor Emídio Cantídio fez  a   apresentação do programa nacional

Representantes dos três segmentos universitários participaram na manhã desta quarta-feira ,(10), no auditório Nabuco Lopes, na Reitoria, do lançamento do Programa de Qualidade e Excelência da Pós-Graduação (PEXPG) da Universidade Federal de Alagoas, que visa aprofundar e intensificar as ações institucionais voltadas à consolidação das atividades de pesquisa e pós-graduação, tendo como premissa norteadora qualidade em busca da excelência.

A Ufal conta atualmente com 36 cursos de mestrado e 12 doutorados em diversas áreas de conhecimento. Na abertura, o reitor Eurico Lôbo destacou o crescimento da instituição nessa área,  e a importância do engajamento de todos para um maior alcance do programa.

A solenidade trouxe para a Ufal o coordenador em nível nacional do programa, Emídio Cantídio; o diretor de programas de bolsas da Capes, Márcio de Castro Filho e o conselheiro nacional de Educação, José Fernandes de Lima. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), parceira em diversas ações, se fez representar pela presidente Janesmar Cavalcante. “Esse triângulo Ufal, Fapeal e Capes é importante para a qualidade e crescimento da pós-graduação”, frisou. A vice-reitora Rachel Rocha também considerou um momento histórico o lançamento do programa que vai direcionar o crescimento com excelência.

O professor Emídio Cantídio, que integra o corpo docente da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e foi diretor do Programa de Bolsas da Capes, fez a apresentação do programa nacional, já implantado em algumas instituições de ensino superior. Ele informou que o país conta atualmente com 3.756 programas de pós-graduação e o Sudeste e o Sul destacam – se como as regiões mais contempladas com bolsas da Capes. Ele destacou a necessidade de um programa de metas para a Ufal, assim como o planejamento das ações que visem à qualidade, ampliação do relacionamento com a administração superior e modernização na gestão do programa.

Qualidade e Excelência

O Programa de Qualidade e Excelência da Pós-Graduação (PEXPG) da Universidade Federal de Alagoas foi apresentado pela pró-reitora Simoni Meneghetti e destaca o engajamento de pesquisadores com reflexos no aumento e reforço dos grupos de pesquisa: 101 em 2003 para atualmente 270 grupos. Outra evidência de avanços nas atividades de pesquisa e pós-graduação refere-se à evolução de sua produção científica.

“Como exemplo, podemos tomar a quantidade anual de artigos publicados em periódicos internacionais indexados em 2004 para aproximadamente 300 em 2013, acumulando 1.903 publicações que totalizam 9 mil citações destes trabalhos no mesmo período”, cita Simoni.

Para promover a contínua avaliação de desempenho dos Programas de Pós-Graduação da Ufal objetivando atingir padrões de qualidade em nível nacional e internacional, a pró-reitora informa que serão constituídos Comitês de Acompanhamento para cada curso dessa área, formado por dois consultores externos e um interno, com a função de auxiliar o colegiado dos programas a elaborar um plano de metas.

O Programa de Qualidade e Excelência da Pós-Graduação elaborado para a Ufal visando intensificar e fortalecer ações na área contempla também: infraeestrutura; recursos humanos (dimensão, capacitação e valorização); publicação de artigos científicos; manutenção de equipamentos; incentivo à qualificação das revistas científicas; internacionalização das pós-graduações; divulgação de fontes de financiamento à pesquisa; Prêmios Ufal (tese e dissertação e de mérito científico); e ciclo de conferências magnas.

Em 53 anos de existência, as atividades de pesquisa e ensino de pós-graduação da Ufal estão em consolidação. O primeiro mestrado, o de Letras foi criado em 1988, seguido dos mestrados em Física e Química, em 1992. A partir desses cursos se organizou um crescimento geométrico na área com a criação dos demais programas de pós-graduações.

Ascom/Ufal

MTV Movie Awards 2011 Red Carpet Fashion
games online revenues grew 13

Beyonce Blackface Photo in L
mermaid wedding dresses uneven hemlines gave the appearance of shortening when uneven

Formal Dining Table Centerpiece Ideas
forever21 covered in the blood of the fallen beast

What to wear on the first day of school
free online games And the hospital apparently doesn’t have any other doctors

Consider 3 Luxury Brands With Strong Appeal
jeux fr Sheraton Hotels Too shy to find the hotel gym

Styles of Hip Hop Clothing
miniclip JOHN WILEY SONS ACQUIRES BOOK

About the Clothing in China
kleider Current store count is 360

Japanese People and The Fashion of the Future
cool math boy clothes at such a young age