Reitores acompanham posse do novo Ministro da Educação

Reitores e reitoras das Universidades Federais acompanharam, dia 6, a posse e transmissão de cargo do novo Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. A solenidade de posse acontece no Palácio do Planalto, com a presença da presidente Dilma Rousseff. À tarde, o secretário interino Luiz Cláudio Costa passou o cargo para Renato Janine em uma cerimônia no Ministério da Educação (MEC).

Mariana Leal MEC (3)

Dilma Rousseff destacou sua confiança na escolha de um educador para conduzir o MEC e disse que o Governo Federal continuará priorizando a educação e preservando os recursos para projetos considerados prioritários. Renato Janine Ribeiro agradeceu a confiança da presidente e disse que trabalhará na rota traçada pelo Plano Nacional de Educação (PNE) mas sob a compreensão de que os projetos para educação não precisam ter um objetivo final, e sim ser focados em seu contínuo aperfeiçoamento.

Durante a transmissão de cargo, no MEC, o ministro detalhou melhor sua linha de trabalho e disse que a garantia dada pelo Governo de preservar investimentos na educação possibilitará a continuidade do avanço social planejado pelo Governo nos últimos anos. Ele afirmou que está ciente do momento de ajuste fiscal e que o Ministério da Educação dará sua contrapartida neste momento de economia dos gastos públicos.

O novo titular da pasta ainda fez um discurso em torno de uma educação como ferramenta de inclusão e justiça social e destacou a necessidade de valorização dos professores. Renato Janine ressaltou a responsabilidade dos três níveis de governo para execução do Plano Nacional de Educação (PNE) e disse que as transformações precisam ser mais profundas no ensino médio. As Universidades Federais receberam especial destaque na fala do ministro ao colocá-las como principal instrumento para aprimorar a educação brasileira e ainda defendeu o aumento da sua capacidade.

posse (3)

Para o presidente da Andifes, Targino de Araújo, a presença de um educador no comando do MEC é uma importante iniciativa do governo, o qual elegeu a educação sua principal área de atuação. Targino afirmou que a Associação seguirá com o diálogo colaborativo com o MEC e que será entregue ao novo ministro o Plano de Desenvolvimento das Universidades (PDU) e uma agenda de trabalho para o avanço do ensino público superior federal, elaborados pela Andifes.

O novo ministro anunciou o nome do novo secretário de educação superior (Sesu), o ex-presidente da Andifes e reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Pereira Farias. Outro reitor também foi escolhido para compor a nova equipe, Paulo Gabriel Nacif, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), comandará a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI).

A cerimônia de transmissão de cargo teve a presença de vários reitores, ministros, parlamentares, secretários do MEC e presidentes das autarquias.

Ascom Andifes