A Capes e o ProEngenharia: mais e melhores engenheiros

Tendo angariado reconhecimento nacional e internacional, pela atuação no fomento, indução e avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), em seus 63 anos de existência a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, fundação vinculada ao MEC, incluiu uma prioridade no Plano Nacional de Pós-Graduação 2005/2010: o fortalecimento das Engenharias no País.

Dessa forma, em novembro de 2007, lançou o Edital Pró-Engenharias, visando “estimular no País a realização de projetos conjuntos de pesquisa (…), possibilitando a produção de pesquisas científicas e tecnológicas e a formação de recursos humanos pós-graduados nas áreas das Engenharias, contribuindo, assim, para desenvolver e consolidar o desenvolvimento de áreas consideradas estratégicas através da análise das prioridades e das competências existentes”. Foram aprovados 75 projetos, distribuindo em quatro anos, para 251 instituições de ensino superior (IES), recursos da ordem de R$32 milhões, sendo 34% de custeio e 66% de bolsas, dessas 356 de mestrado e 157 de doutorado.

A par dos bons resultados do citado Edital, com o crescimento da economia no Brasil e o consequente aumento da demanda por engenheiros, fartamente exposto em artigos e documentos, por meio da Portaria nº.37/2010, a CAPES instituiu um Grupo de Trabalho com a missão de “propor ações indutoras para estimular ingresso de estudantes nos cursos de graduação na área das engenharias, bem como o desenvolvimento da pesquisa, da pós-graduação, da produção científica e da inovação tecnológica”.

Em setembro de 2011, esse GT lançou o documento “Plano Nacional de Engenharia (Pro-Engenharia): Desenvolvimento Brasileiro – Vencendo os Desafios da Década 2011/2020”, que apresenta um diagnóstico profundo da formação de engenheiros no Brasil e destaca como principal objetivo aumentar, em quantidade e qualidade, o número de concluintes de graduação em Engenharia em IES públicas e privadas, bem como o de tecnólogos em cursos de nível superior de três anos.

A Fundação Getúlio Vargas e a CAPES realizaram também, em novembro de 2011, o workshop “Formação de Engenheiros: desafios para o desenvolvimento do país”, em Itaipava-RJ. Além disso, a CAPES participou de diversas reuniões de um Fórum de Engenharias, em São Paulo e Brasília, em 2013, com representantes da CNI, MEC, MCTI e diversas IES, visando definir uma agenda de ações direcionadas para a carência quantitativa e qualitativa de engenheiros no Brasil.

Apesar de o número de matrículas nos cursos de Engenharia ter subido 52% nos últimos três anos, segundo o Censo da Educação Superior do MEC de 2013, a proporção de alunos para cada dez mil habitantes na área é três vezes mais baixa do que Ciências Sociais, Administração e Direito. O grande desafio é a formação de engenheiros competentes e inovadores, com capacidade de contribuição efetiva ao setor industrial e à pesquisa, aptos a participar da criação de produtos e serviços competitivos, essenciais ao pleno desenvolvimento social do País e à sua inserção firme no cenário das economias mais fortes do mundo.

Nos anos de 2012 e 2013, estreitando parceria com a Associação Brasileira de Educação de Engenharia – ABENGE, a CAPES retomou ações do ProEngenharia, sob o lema “mais e melhores engenheiros”! De início, três focos foram adotados: capacitar docentes de Engenharia e Tecnologia em meios inovadores de ensino/ aprendizagem; apoiar cursos de graduação de Engenharia na modalidade de educação a distância (EaD) em rede nacional por IES do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB; e melhorar a formação em Matemática e Física no ensino médio e anos iniciais dos cursos de Engenharia, para estimular o interesse dos alunos por essa área e reduzir a evasão.

As ações previstas pretendem contribuir para a correção de deficiências crônicas nos cursos de Engenharia, com ênfase na modernização de métodos pedagógicos, práticas de laboratórios e de projetos e no estímulo ao uso de tecnologias de informação e comunicação para a dinamização e flexibilização do processo de aprendizagem. Pretende-se que as ações sejam implantadas sem significativos aumentos de espaço físico ou corpo docente, mas numa campanha coordenada de motivação, paradigmas novos e mais eficientes, objetivos claros e firmes, de forma análoga à atuação da CAPES no SNPG.

No curto e médio prazo, as atividades e produtos previstos são assim resumidos:

  • Programa em Rede Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Engenharia e de Tecnologia (ProfENG): proposta da ABENGE submetida à CAPES, em maio/2014, aprovada em 2013 por Fórum de 20 IES públicas (UFBA, UFC, UFCG, UFJF, UFMG, UFOP, UFPA, UFPE, UFRGS, UFRJ, UFRN, UFSC, UFSCar, UFU, UnB, Unicamp, USP, EESC- USP, IME e ITA), e abertura para adesão de IES com cursos de Engenharia e Tecnologia, por edital em 2015.
  • Programa de Engenharia a Distância em Rede Nacional (UABEng): oferta de cursos de graduação EaD em Engenharia, apoiando experiências existentes do Sistema UAB (Engenharia Ambiental – UFSCar) e material didático já elaborado (Engenharias de Computação, de Produção e Elétrica: Unesp/Univesp, UFF/ Cefet-RJ/Cederj, UFMA), em parceria com a ABENGE e abertura para adesão e adaptações regionais de IES com cursos de Engenharia, por edital em 2015.
  • Elaboração e implantação de Ambiente Virtual de Aprendizagem Colaborativo: disponibilização de conteúdos e atividades inovadoras de Matemática e Física, em parceria com IES do Sistema UAB, para professores e estudantes do ensino médio e dos anos iniciais de Engenharia, visando modernizar e superar falhas recorrentes nessa formação.

Não se tem a pretensão de esgotar o tema ou estabelecer prioridades rígidas, mas, mediante a experiência da CAPES na pós-graduação, contribuir para melhorar a formação de nossos engenheiros. Toda solução ou mudança requer vontade política e esforço coordenado dos envolvidos, além de superar a burocracia acadêmico-administrativa que, não raro, inibe as intenções melhores e honestas.

Brasília, 23 de outubro de 2014

João CarlosTeatini de Souza Clímaco

Consultor da CAPES – ProEngenharia

Departamento de Civil e Engenharia Ambiental da UnB

Professor Associado IV (aposentado)

The 6 Most Ridiculous Superhero Weaknesses
free games online Eye shadow application tips

When A Short Sale Is Profitable In Real Estate Investing
cheap bridesmaid dresses 1 cup Whipping Cream

What are some comfortable walking shoes that are actually comfortable
cheapest flights this might need to be edited by Planet Green staff

George Clooney Testifies in Fraud Trial
forever 21 he calls out to baffled passers by

What are the Alternatives to a Classic Plain Leather Wallet for Men
free online games and athletes who lost their fortunes to drugs

10 Hot Celebrity Kids And Why You Might Have a Shot
jeux Medusa’s tale ends with her finally being beheaded

Creating Brand Instrumentality Beyond The Product
miniclip Hiking in the summer brings opposite factors into play

Design Your Own Personalized And Custom T Shirts
kleider Only remove dust by using a dry air blower