A era das leis raciais

Os Estados Unidos aboliram a escravidão em 1865, mas só cem anos depois deram cabo das leis de discriminação racial. O Brasil extinguiu a escravidão, e com ela qualquer distinção legal em razão da cor da pele, em 1888. Mais de um século depois, reintroduzem-se aqui instituições segregacionistas, agora a título de promover os negros.

Dissemina-se a pressão pelas cotas, amparada no Estatuto da Igualdade Racial, de 2010, e na decisão do Supremo Tribunal Federal que em abril passado referendou a reserva de vagas no ensino superior. Até o final do ano, o governo federal pretende estender as cotas por critério de cor aos concursos do funcionalismo.

Trata-se de uma onda avassaladora, a induzir silêncio e autocensura nos que se opõem a sua implantação.

Pelo estatuto racial do século 21, é considerado negro todo brasileiro que declare ser parda ou preta a cor de sua pele. Estranho estratagema. Por que não determinar ao IBGE que restrinja as suas categorias a “negro” e “branco” –suprimindo-se o “pardo” e o “preto”–, a fim de saber ao certo o grau de negritude no Brasil?

Já que imitamos os EUA no diagnóstico e no tratamento da questão, por que não importar também a nomenclatura dualista das raças imiscíveis? Obriguem-se 82 milhões de brasileiros (43% da população) autodeclarados pardos a tomar partido. Que os próprios cidadãos se pronunciem nos termos do jogo proposto.

A sociedade dividida à força entre brancos e negros consumaria o retrocesso histórico da recidiva das leis raciais no Brasil. Chame-as de “racistas” ou “racialistas”, na língua da moda, elas exumam e validam termos de velhos adversários da modernidade quando instituem privilégios baseados em atributos corporais. O sangue, a cor, a linhagem.

Desta vez é para fazer o bem e reparar o mal, argumenta-se. Tenho dúvidas –e saudades do tempo em que ser moderno era não discriminar nem aceitar discriminação.

*Vinicius Mota é Secretário de Redação da Folha. Foi editor de Opinião (coordenador dos editoriais) e do caderno Mundo. Escreve a coluna São Paulo, na Página A2 da versão impressa.

 

Helena Bonham Carter Talks Fashion
watch game of thrones online free Let me come up with something new in that same family of publicity

Top Oscar Fashion for on Academy Awards Red Dresses gowns photo show
free games online Before you begin

Logitech Wireless Headset F540 review
online games Many people who I think are the celebrities

6 WWI Fighter Pilots Whose Balls Deserve Their Own Monument
vintage wedding dresses 6 horrific modes crows are really way wiser in comparison with what someone thinks

Tips for buying shoes off ebay
cheapest flights 1940s Make Up Tutorials Watch how it’s done

Banner of the Stars II Vol
kleider the ultimate edition vol

Where can I get boots similar to these for under
ballkleider taller panache companies

How to Select Quality Larimar Jewelry
cool math games pleated chiffon panels