A qualidade e a excelência na Educação Superior são debatidas na UFRGS

 

A UFRGS tem tido uma política forte e concreta em termos de internacionalização acadêmica reconhecida tanto pelo Ministério da Educação como por organismos de outros países. Sediar o primeiro dos encontros promovidos pelo Conselho Britânico sobre “Qualidade e excelência na educação superior” no Brasil é uma das consequências desse movimento. Ressaltando a importância da oportunidade de fazer uma discussão estratégica sobre a questão da avaliação nacional e internacional, acreditação e rankings, o reitor Carlos Alexandre Netto saudou os participantes do evento que começou na manhã desta quarta-feira na Sala II do Salão de Atos da Reitoria.

A iniciativa faz parte da série Global Education Dialogues, do British Council, que tem instigado em mais de 20 países o debate sobre as tendências mais importantes e inovadoras da educação superior no mundo. O primeiro a se manifestar foi o diretor de Educação e Sociedade do Conselho promotor do evento, Claudio Anjos, que falou sobre a importância de sua realização na UFRGS e, posteriormente, fez uma apresentação detalhada das oportunidades de cooperação entre o Brasil e o Reino Unido.

Integrando a mesa de abertura, o secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação do Brasil Paulo Speller lembrou que o Brasil tem se empenhado nos últimos anos de maneira muito decidida na internacionalização da sua educação superior e citou como exemplo o programa Ciência sem Fronteiras. Comentou que o programa tem um contingente muito expressivo de estudantes e pesquisadores brasileiros no Reino Unido e “estamos prestes, neste final de ano, a atingir a meta de 101 mil mobilidades na graduação, na pós-graduação e na pesquisa”.

Com a presença de representantes das principais agências britânicas e brasileiras, o encontro prevê também discutir o impacto da internacionalização na avaliação de qualidade nas instituições e a força dos rankings globais para as instituições e para a sociedade. Em sua manifestação, o ministro conselheiro da Embaixada Britânica em Brasília Wasim Mir destacou o notável crescimento de parcerias entre o Reino Unido e Brasil em termos de educação superior. “Reconhecemos que o Brasil, nos últimos anos, deu grandes passos no sentido da internacionalização de suas universidades, o que também beneficia a sua sociedade, porque o intercambio de milhares de estudantes e pesquisadores com instituições do exterior inevitavelmente muda a maneira de ver o mundo e de atuar na sua própria comunidade”, esclareceu. Mir salientou, também, que o Reino Unido é o segundo destino mais procurado pelos participantes do Ciência sem Fronteiras, só superado pelos Estados Unidos, com dez mil jovens.

Apesar de ter sido o dado mais apresentado na abertura, o reitor explicou que, às vezes, há certa confusão entre a parte e o todo. “Não podemos reduzir a internacionalização à mobilidade acadêmica, que é parte importante, mas não o todo. A internacionalização exige a verdadeira parceria estratégica entre as instituições e esta se dá através de projetos conjuntos, sejam de pesquisa ou de intervenção sobre a realidade, sejam cursos compartilhados.” Concluiu dizendo que é através desse compartilhamento de ações, “que vai muito além da mobilidade que dele faz parte, que se produz a internacionalização real, com efeitos tangíveis, e a que queremos para a nossa Universidade.”

Painéis do turno da tarde também destacaram os desafios para a construção da excelência nas universidades. Promovido pela UFRGS e pelo British Council, encontro abordou, na parte da manhã, oportunidades de cooperação entre Brasil e Reino Unido e o valor da qualidade na experiência acadêmica.

O tema dos rankings foi abordado pela diretora de Pesquisa do QS Ranking (Reino Unido), Baerbel Eckelmann, e pelo jornalista Estêvão Gamba, responsável pelo Ranking Universitário Folha (RUF), do jornal Folha de São Paulo. Os dois apresentaram as metodologias e os indicadores usados para formulação das listas, além dos principais desafios encontrados na elaboração dos rankings. O levantamento da QS leva em consideração 863 instituições de ensino superior de 81 diferentes países. Baerbel destacou que o resultado deste trabalho exerce impactos importantes tanto nas discussões de políticas de educação, como dentro das próprias instituições pesquisadas, no nível das escolhas individuais dos estudantes e ainda nas decisões dos recrutadores de profissionais. Segundo ela, as universidades têm, nas informações disponibilizadas pelos rankings, possibilidade de, por exemplo, analisar seus pontos fracos. O RUF analisa os dados de 193 universidades brasileiras e de 40 cursos superiores. Segundo Estêvão, os indicadores usados para elaboração do ranking são constantemente avaliados. Ele adiantou que para o próximo ano o RUF contará com um novo indicador: número de bolsistas participantes do Programa Ciência sem Fronteiras.

O secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Paulo Speller, foi um dos debatedores do painel. Segundo ele, os rankings são muito bem-vindos, mas deve-se pensar na utilidade destes levantamentos. Ao afirmar que os rankings brasileiros são mais relevantes por usar indicadores pertinentes à realidade brasileira, o secretário destacou o papel das universidades no desenvolvimento do País.

O painel de encerramento reuniu todos os debatedores do dia, com a moderação do reitor Carlos Alexandre Netto, que propôs uma discussão sobre os caminhos para a construção da reputação acadêmica. Baerbel, da QS, destacou a necessidade de a instituição comunicar o que faz, “divulgar em que é excelente”. Stephen Jackson, diretor de Avaliação de Qualidade da Quality Assurance Agency (QAA), disse que a construção da reputação acadêmica necessita de muito tempo, e que um dos caminhos é o foco no que é importante para a universidade, opinião compartilhada pela coordenadora da área de Saúde Pública da CAPES, Rita Barata. “Não é possível uma universidade fazer tudo em todas as áreas. Temos de ter foco para ter lugares de excelência”, disse.

Texto: Comunicação UFRGS

Foto: Gustavo Diehl (UFRGS)

Designer Sue Wong unveils her Fall 2013 Great Gatsby Collection
cool math games Numbers are assigned in the order of arrival

fashion shows farmers markets Jan 6
ballkleider women can make their dream come ture

How to Make Old Fashion Potato Casseroles for Side Dishes
kleider the same live pants

Organize Your Email and Optimize Your Business
free games online it doesn’t come across much worse than most TV series we’ve seen

49 today only at Amazon with free shipping
online games It seems life couldn be any better for the Beckhams at the moment

Hats and Jackets Spring 1932
miniclip 2Become aware of perfectionism

The Beauty of Antique Jewelry
jeu gratuit tomboys and thigh highs are not a good mix

dav kids Rainboots for Kids
free online games Examine the insignia

3 Steps To Great Abs
forever21 the hinges on the frames move 45 degrees

US Govt Siezes Domain Names of Sites Offering Pirated Android Mobile Apps
cheapest flights obtain from it a woman prize popular

Beauty From The Inside Out
vintage wedding dresses The Bowling Bag

Friendly Management Taking Wise Steps
watch game of thrones online free top 5 jessica antoinette scams
Bargain hunting at Downtown L
watch game of thrones online free how to wear clothings which you look sauna

Consider Putting A Waterfall In Your Garden
free games online The third track is an English 5

Cool H Styles For A Hot Summer
free online games flappers as well as blues their age

Van Gogh variations offer unique view of artist at D
vintage wedding dresses Less is more ladies

Which Is The Best Fashion Design Course In Singapore
jeu gratuit This was done in 3

Benz launches Buffalo Fashion Week Sept
miniclip We would probably never have heard of Lily Allen without Myspace

ao Renaissance Resort Casino pt
kleider Since its discovery in 1981

Best Jeans For Curvy Women
ballkleider by placing some of the vermicelli down the center of the wrapper