A Ufes e a expansão necessária

A Ufes e a expansão necessária

A partir de 2007, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e grande parte das instituições federais de ensino superior do país, iniciaram um vigoroso processo de evolução transformadora no diz respeito à sua expansão, com base em diretrizes estabelecidas no ousado Plano de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (Reuni), do Governo Federal. Ao ingressar no Reuni, as universidades avançaram consideravelmente em relação às suas estruturas físicas, ao aumento do quadro docente e técnico e à criação de mais cursos de graduação com maior oferta de vagas – mais que dobrou o número de matrículas. No rastro desse virtuoso crescimento, a pós-graduação também foi positivamente impactada em novas áreas.

Para um país em pleno desenvolvimento econômico e social como o Brasil, foi altamente alvissareiro que o Governo Federal rompesse com a letargia em que há décadas se encontravam as universidades, aproximando-as da realidade do país e das demandas crescentes da sociedade por formação qualificada de recursos humanos. Na Ufes, em particular, a evolução foi extraordinária, e possivelmente a maior em sua trajetória de 58 anos. Ademais, a expansão das universidades resgatou o conceito da necessidade de políticas públicas que privilegiem notadamente os investimentos em educação superior.

Agora, uma reedição do Reuni bate à porta, em um novo modelo, e é o que nós reitores das universidades federais estamos a debater com o governo. Acredito que há de se buscar um formato que não se limite a intervenções como a abertura de novos campi, obras e contratação de pessoal. Precisamos buscar outros focos de investimentos, como o intercâmbio acadêmico entre as universidades brasileiras e estrangeiras, por exemplo, neste ambiente atual em que a ciência e o conhecimento não têm fronteiras. Precisamos ter o foco na excelência, com a atualização e flexibilização de currículos, e com projetos pedagógicos que articulem a graduação com a pós-graduação. Precisamos de intensa mobilidade estudantil, com formação multi e interdisciplinar, e também buscar novas e produtivas possibilidades de interação da academia com a sociedade.

Para isto, há que se adotar políticas públicas mais abrangentes para a educação superior, de caráter interministerial, que envolva mais amplamente as diferentes esferas governamentais com a educação. A agenda que estamos construindo assinala, por exemplo, o forte incremento à iniciação científica, forjando uma elite do conhecimento em múltiplas áreas da ciência, da tecnologia e da inovação, e que está na pauta do processo de desenvolvimento do país. Em outra ponta, devemos responder a uma forte demanda voltada para a educação básica, com mais investimentos nas licenciaturas, para qualificar na graduação e na pós-graduação aqueles profissionais que estão ou que irão ensinar nas séries iniciais. Esse é um investimento indispensável ao Brasil, e a universidade pública é a ponte estratégica neste caminho.

Quero crer que um novo percurso deve nortear o ensino superior público, numa realidade em que a educação e o conhecimento são ferramentas decisivas para um futuro de sustentabilidade. Neste aspecto, um novo programa de expansão deverá privilegiar a excelência acadêmica e de gestão, com diretrizes efetivas que assegurem processos permanentes de modernização. É nesta direção que a Ufes pretende avançar nos próximos anos, a partir do planejamento estratégico que estamos construindo, para se tornar uma universidade mais pulsante, moderna, indutora e que acelere a produção do saber em prol da sociedade.

Reinaldo Centoducatte é reitor da Ufes e vice-presidente da Andifes / Região Sudeste  

 

dress shirts for long arms
free games online They have seats there

Glove It PINK PAISLEY GOLF GLOVE POUCH
games online which is a short cropped hairstyle

Is colored denim still in style
cheap bridesmaid dresses Some older women look incredibly fit

Michael Kors Holdings Limited Management Discusses Q4 2013 Results
cheap flights 1 mix and a 2

Talk something about puma shoes
forever 21 which means there is still room for expansion

Why To Shop Online For Designer Clothes
jeux charcoal supermodels top apparel magazine

Five Rules of Fashion All Men Should Follow
miniclip audios and video online

S Dollar Looks Like A Good Short
ballkleider and you’ll be exhausted and burned out

Compartilhar