A UnB terá sua TV em sinal aberto

UnB, Anatel e Ministério das Comunicações se reúnem para debater estreitamento da parceria entre as instituições

A Universidade de Brasília terá um canal aberto de televisão. A garantia foi dada pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, em reunião realizada no Salão de Atos da Reitoria, na manhã de quarta-feira, 4. A Agência Nacional de Telecomunicações também participou do encontro, que teve por objetivo estreitar a parceria entra ministério, UnB e Anatel.

Desde 1982, a UnB vem trabalhando em parceria com o governo na área de telecomunicações, conforme explicou o professor Plínio Alves, chefe do Departamento de Engenharia Elétrica. “Iniciamos com pesquisas, mas as atividades que predominaram neste período foram de cursos específicos e assessoria técnica e jurídica por parte da UnB”.

A reunião desta segunda serviu para aproximar ainda mais a UnB com os órgãos federais ligados às telecomunicações, tendo como objetivo específico a instalação de um laboratório de pesquisa de antenas e sistemas rádio em ondas milimétricas. A pesquisa dessa tecnologia, ainda inédita no Brasil, está ligada à evolução dos telefones celulares. Ao citar dos desafios de estender as telecomunicações a todas as regiões de um país com as dimensões do Brasil, o ministro Paulo Bernardo confirmou o interesse de sua pasta na parceria com a universidade. “A colaboração de uma universidade como a de Brasília é muito importante para o país neste momento e nos anos que virão”, declarou.

Jarbas Valente, integrante do Conselho Diretor e presidente em exercício da Anatel, destacou os trabalhos desenvolvidos em conjunto com a UnB e sinalizou com algumas possibilidades de desdobramentos dessa parceria, como o desenvolvimento de aplicações que garantam a qualidade de transmissões em redes baseadas em cabos e sem fio. Num primeiro momento, a UnB atuará como conselheiro acadêmico no esforço que está sendo realizado em torno de testes envolvendo transmissões na faixa de 700 mHz, tema de grande importância da atualidade. O representante da Anatel prometeu doar à UnB os equipamentos que estão sendo utilizados nos testes.

O reitor Ivan Camargo, acompanhado dos decanos Jaime Santana (Pesquisa e Pós-Graduação), Luís Bermúdez (Administração e Finanças) e Mauro Rabelo (Ensino de Graduação), destacou o alto nível dos professores e estudantes da UnB e a importância de parcerias como a que a universidade vem mantendo com a Anatel. “Não podemos nos fechar em uma torre de marfim”, declarou. “A universidade precisa se aproximar das empresas, dos órgãos governamentais e da sociedade como um todo”. Camargo fez um forte desabafo sobre os excessos cometidos pelos órgãos que integram o sistema de controle no país. “É uma estrutura que tende a sufocar as iniciativas da universidade”, alertou, “Mas não podemos desaminar. Temos muito trabalho a fazer.”

EM CASA – Assim como o conselheiro da Anatel, Jarbas Valente, Paulo Bernardo também estudou na UnB. O ministro relembrou, com certa emoção, de outra ocasião em que esteve naquele mesmo Salão de Atos, na condição de estudante (geologia), em 1976, participando de uma reunião em que o Conselho Universitário suspendeu a eleição para o então Diretório Estudantil. No ano seguinte, o então estudante e futuro ministro das Comunicações foi expulso da UnB por seu envolvimento no movimento estudantil.

 

Fernando Molina – Da Secretaria de Comunicação da UnB

Jimmy Choo collaborates with H
free games online but the larger lures in black

Where Can You Find the Replica Rolex Watches
free online games One of the most famous and beloved designers in the world

The Importance of Fashion Marketing
vintage wedding dresses Boots should last for life

Fabulous New Style or Totally Ridiculous
cheap flights The rise of the New Girl Order must be stopped

Bombastic Buttinski He Is With Tirade on the
forever 21 high heel slides in support of properly as

An interview with Canadian fashion designer Christopher Bates
free online games a New Online Fashion Store

Use Badger extinguisher to keep the fire away
jeux And Pat Sajak looks awful in burgundy

Target and Neiman Marcus offer luxury brands at affordable prices this holiday
kleider You can take advantage of this flourishing market