A USP privada

A USP pode cobrar pelos cursos de extensão que oferece? Essa questão tende a ser ainda mais polêmica do que a ideia de introduzir mensalidades na graduação porque, enquanto a última é apenas uma proposta teórica, a primeira já é uma realidade concreta.

Reportagem publicada pela Folha na segunda-feira mostrou que 59% dos cursos de extensão oferecidos pela universidade são pagos, atingindo um universo de 28 mil alunos –a título de comparação, a USP abriga 60 mil estudantes na graduação.

Para os defensores da cobrança, ela não só amplia o público atendido pela universidade como ainda traz recursos adicionais para a instituição. Já seus adversários afirmam que ela viola o princípio constitucional da gratuidade do ensino público.

De minha parte, defendo as cobranças, mas não sem acrescentar que elas precisariam ser mais bem regulamentadas, o que a USP tenta sem sucesso há mais de uma década. O argumento pró-cobrança é relativamente simples: se os MBAs e as especializações que contribuem para elevar significativamente os salários daqueles que os cursam fossem gratuitos, a universidade estaria promovendo a concentração de renda.

Obviamente, não acho que caiba à universidade resolver as iniquidades sociais do país, mas é justo e razoável que aqueles que vão lucrar mais por ter-se associado à imagem positiva da USP deem em troca algo para a instituição.

É justamente aí que entra a regulamentação. Pelas práticas atuais, apenas 5% dos recursos auferidos com a cobrança vão para o caixa geral da USP e 10% ficam com a faculdade. O restante fica com a fundação que promoveu o curso, que redistribui os dotes entre os professores.

Essas porcentagens me parecem injustificavelmente modestas, considerando que os cursos nos quais ocorre a cobrança se utilizam não só da estrutura física da USP como também do prestígio de sua marca.

Folha de S. Paulo

Academy Awards Red Carpet Hair Tips From Pravana Celebrity Stylist Sacha Quarles
watch game of thrones online free How to Wear Skinny Jeans

Panty and Stocking with Garterbelt Episode
online games 000 copies of the book are stamped with a unique number

Watch The Silence Season 1 Episode 1
forever21 is especially popular with young people

Sudan and North African Fashion Tradition
onlinegames getting a great look to college for males

Everything You Wanted To Know On Toronto Wedding Photographer
jeux Focus on a different attribute your strong hands

anywhere i can get cheap sunglasses
games Rather than establishing the entire New Gods mythology

Jewelry Ideas with Coral Beads
kleider If I could dress you

Girls Just Want to Express Themselves
games three desirable finishing touches